Ndaka Yo Wiñi apresenta álbum “Olukwembo” no Memorial

Ndaka Yo Wiñi apresenta álbum “Olukwembo” no Memorial

 O Memorial António Agostinho Neto acolhe ao lançamento do primeiro álbum de originais, do músico Ndaka Yo Wiñi, intitulado “Olukwembo”, no dia 25 de Julho

Como resultado de quatro anos de trabalho artístico e académico intensivo, Ndaka Yo Wiñi, através da Kissanji Produções, apresenta o ‘Olukwembo’, numa clara viagem ao passado e às suas raízes. Composta por onze 11 temas- composições originais de Ndaka Yo Wiñi, ‘Olukwembo’ é uma obra singular no mercado nacional pela sua componente tradicional aliada à contemporaneidade das composições do músico, dos produtores e instrumentistas internacionais participantes na sua produção.

Ndaka Yo Wiñi nasceu na cidade do Lobito (Benguela) em Janeiro de 1981. É músico, compositor e investigador cultural, tendo o contacto com a arte musical desde tenra idade vivenciando cerimónias tradicionais na sua comunidade, onde estilos, danças, ritmos e rituais do património cultural ovimbundo eram exibidos.

A particularidade da sua musicalidade fê-lo distinguir imediatamente na arena musical angolana, pela forma própria e original de ser e de estar na música. Além do português, inglês e umbundo, possui noções básicas de línguas nacionais como kissolongo, fiote e kimbundo, o que facilita a pesquisa das raízes etno-antropológicas nacionais.

Embora se tenha formado em Engenharia de Petróleos, muito cedo soube que a sua caminhada não seria por aí. Com uma carreira bastante promissora Ndaka Yo Wiñi sagrou-se vencedor do prémio de Melhor Afro-Jazz no Top da Rádio Luanda/ 2016 com o tema ‘Ohele’ e foi finalista do mesmo ano no concurso Angola Music Awards, na categoria de Melhor Música tradicional.