Tiroteio em Toronto abre debate sobre uso de armas no Canadá

Tiroteio em Toronto abre debate sobre uso de armas no Canadá

Três mortos, entre eles o atirador e 12 feridos. Este é o último balanço do tiroteio que ocorreu em Toronto este domingo à noite.

POR: Opais/Euronews

Ainda não são conhecidas as motivações do suspeito de 29 anos, nem se foi abatido ou se suicidou. Um vídeo gravado por uma testemunha e publicado no Twitter mostra o indivíduo a passar em frente a um restaurante, a pegar numa arma e a disparar indiscriminadamente.John Tory, autarca de Toronto, explica que “é quase inconcebível que estas coisas possam acontecer. Nós estávamos tão acostumados a viver numa cidade onde estas coisas não aconteciam. Víamos acontecer este tipo de ataque no resto do mundo, pensávamos que não aconteciam aqui. Tenho de pedir às pessoas tentem manter a calma enquanto a polícia faz o seu trabalho. ”

Justin Trudeau, o primeiro ministro do Canadá, no twitter, manifestou todo o apoio às vítimas e familiares.Este caso levanta o debate sobre o uso de armas no país ainda que não existam tantos casos como nos Estados Unidos. Paula Fletcher, vereadora Câmara Municipal de Toronto afirmou que “temos de fazer alguma coisa em relação às armas. Temos um problema de armas na cidade de Toronto. Porque precisamos de armas de fogo, pistolas ou qualquer outro tipo de armas dentro dos limites da cidade? É ridículo.”

As autoridades canadianas estão a pedir às testemunhas e residentes do local que enviem todo o tipo de gravações ou fotografias que tenham, de forma a conseguirem avançar na investigação.