A RDC não deve deixar Brazzaville e Luanda pilotar os 700 projectos identificados

A RDC não deve deixar Brazzaville e Luanda pilotar os 700 projectos identificados

O presidente da Expo-Concreta, Jean Bamanisa Saidi, pede ao governo congolês que se envolva mais na liderança da criação do corredor ocidental entre Kinshasa, Brazzaville e Luanda. Segundo ele, mais de 700 projectos identificados pelo Ministério da Indústria da África do Sul estão envolvidos neste projecto. Daí o interesse de ter um escritório regional de projetos em Kinshasa.

Para Jean Bamanisa Saidi, a RDC não deve permitir que os outros dois países tomem a iniciativa antes que a União Africana e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEAC) conduzam este projecto. Para o empresário congolês, a RDC deve estar preparada especialmente com a implementação da área de livre comércio. “Corredores são estruturas de serviço público que analisam questões sub-regionais relacionadas ao transporte (Instalações, Regulamentos Gerais, etc.). A isso também devem ser acrescentados programas de desenvolvimento industrial em torno desses corredores.

Como resultado, pensamos que deveríamos fazer lobby, explicar a importância de criar um corredor ocidental de Maluku a Banana, com intercâmbios em Angola (Luanda) e Congo-Brazzaville (Pointe Noire), porque essas áreas estão interligadas pelo transporte multimodal. A nossa preocupação é que o governo aproveite esta oportunidade para a RDC liderar a implementação deste corredor aqui na RDC em vez de ser nos países vizinhos. Porque o Congo-Brazza pode tomar a iniciativa de criar este corredor e escrever para a União Africana, para que a CEAC assuma a liderança deste projecto “, disse Jean Bamanisa Saidi.

Segundo ele, mais de 700 projectos foram identificados em torno do eixo Kinshasa-Point Noire e Luanda pelo Ministério da Indústria da África do Sul. “Isto é para colocar uma ênfase no campo da indústria, porque o Ministério da Indústria da África do Sul teve que trabalhar por sete anos para identificar todos os projectos bancáveis estruturados em três eixos, ou seja, Kinshasa- Banana. Kinshasa-Pointe Noire e Kinshasa-Luanda. Existe uma carteira de 700 projectos identificados nesses três eixos que devem ser enquadrados para a sua materialização. É assim que a RDC não deve deixar os outros dirigirem todos esses projetos “, acrescentou. O ex-governador da antiga província do Leste afirma que vem trabalhando na implementação desse corredor há 24 anos e, em 2001, o apresentou ao governo congolês. A terceira edição da Expo-Béton, que acontecerá de 12 a 16 de Setembro no Hotel Pullman, em Kinshasa, terá como tema “O Corredor Oeste da RDC: Projetos para desenvolver e oportunidades de negócios”. Isso pode permitir que as partes interessadas no sector de infra- estrutura em todas as províncias e na região discutam todas essas questões.