PR João Lourenço na Cimeira dos BRICS na África do Sul

PR João Lourenço na Cimeira dos BRICS na África do Sul

O Presidente da República, João Lourenço, parte hoje, Quinta-feira, de Luanda para Joanesburgo, África do Sul, onde vai participar na décima Cimeira dos BRICS, convidado pela liderança do grupo de países. Estão confirmadas já as participações, nesse evento, dos presidentes da África do Sul, do Brasil, da China e da Rússia, designadamente Cyril Ramaphosa, Michel Temer, Xi Jinping e Vladimir Putin, além do primeiro- ministro da Índia, Narendra Modi.

A Angop avança, a partir de Joanesburgo, que o Presidente João Lourenço poderá manter encontros com o homólogo russo, Vladinir Putin, e com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Convidados igualmente para a reunião estão os presidentes da Namíbia, Hage Geingob, do Gabão, Ali Bongo Ondimba, do Senegal, Macky Sall, do Uganda, Yoweri Kaguta Museveni, do Togo, Faure Essozimna Gnassingbe, e do Rwanda, Paul Kagame, além de todos os chefes de Estado e de Governo da SADC.

A 10ª Cimeira dos BRICS, grupo integrado pelo Brasil, pela Rússia, India, China e África do Sul, está na “boca” do povo sul-africano. Em várias partes de Joanesburgo notam-se os placars publicitários a anunciar a realização da reunião.

Nesse encontro, esperase pela participação de acima de 12 Chefes de Estado e de Governo, entre os quais os dos países membros. O Presidente da China, Xi Jinping, foi o primeiro a chegar à África do Sul, onde realiza, desde Segunda-feira, uma visita oficial.