Seis mil pares de óculos serão doados em Campanha de Rasteio da Visão

Seis mil pares de óculos serão doados em Campanha de Rasteio da Visão

A Caritas e a empresa Essilor têm seis mil pares de óculos graduados para doar ao longo da “Campanha de Rasteio da Visão” que será realizada na paróquia de São João Calábria, localizada na subzona 10, Golf I, nos dias 1, 2 e 3 do mês de Agosto, com o objectivo de ajudar pessoas com patologias oculares nas zonas periféricas Na Campanha de Rasteio da Visão estarão disponíveis especialistas em oftalmologia e optometria, que vão realizar consultas gratuitas e observar pessoas com situações ou índice de problemas de visão.

Os pacientes que necessitarem de óculos os receberão gratuitamente. A empresa Essilor está encarregue de doar os seis mil óculos e contratar os especialistas em optometria e oftalmologia, de acordo com o coordenador do Departamento Social da Caritas Arquidiocesana de Luanda, Fortes Teixeira Domingos.

Nesta campanha, a segunda, pretendem atender acima de mil pessoas diariamente. Por terem registado, na primeira, enchentes, concluem que a população tem necessidades elevadas destes serviços. A campanha será realizada na paróquia de São João Calábria nos dias 1, 2 e 3 do mês de Agosto, localizada na subzona 10 do Golf I, junto ao mercado dos Correios.

O objectivo é que as campanhas sejam alargadas às paróquias das periferias da cidade de Luanda, porque, para além das consultas, a organização vai ajudar algumas famílias carenciadas com cestas básicas ou pequenos negócios, de modo que consigam a sua subsistência.

Daí a razão da parceria com a empresa Essilor, pela possibilidade de facilitar os serviços, e a Caritas serve de ponte para fazer chegar tais serviços à comunidade, apesar de a Caritas já ter um público-alvo, nomeadamente os órfãos, idosos e crianças.

Para assegurar a campanha, a Caritas está a realizar formações para os membros da igreja que pretendem abraçar a causa.

O coordenador social lembrou tratar-se de uma actividade de caracter solidário, em que os voluntários não receberão qualquer remuneração monetária. Por agora estão a receber formação 30 membros das paróquias de São José de Nazaré e São João Baptista da Cazanga, para trabalharem como auxiliares.

Os efectivos serão os membros da Paróquia São João Calábria, de que até ao momento estão escritos pelo menos 51 candidatos. A terceira campanha será realizada na paróquia de São José de Nazaré, no bairro do Sambizanga, seguindo-se São João Baptista da Cazanga. Apesar de a campanha ser realizada em instalações da Igreja Católica, o evento está aberto para toda a comunidade.