Sub-17 conquista Cosafa e apura-se para o CAN

Sub-17 conquista Cosafa e apura-se para o CAN

A Selecção Nacional de futebol em sub- 17 conquistou ontem o seu primeiro título na 7ª edição da Taça Cosafa, ao vencer a sua similar da África do Sul por 1-0, com o golos solitário de Osvaldo Capemba a passagem do minuto cinco, a prova decorreu na cidade de Port Louis, Ilhas Maurícias. Com esta conquista, a equipa treinada por Pedro Gonçalves apura-se para o Campeonato Africano da categoria, a disputar-se na Tanzânia, no próximo ano.

Depois de concretizado o primeiro objectivo na competição, que passava por fazer melhor em relação à última presença, em 2007, na Namíbia, onde não foi além da fase de grupos, os angolanos deixaram transparecer cedo as suas intenções inaugurando o marcador quando estavam jogados apenas cinco minutos.

Osvaldo Capemba, avançado do 1º de Agosto, foi quem se encarregou de abanar as redes da baliza Bontle Molefe, guarda-redes da selecção sul-africana. Na tentativa de reagir ao golo, a equipa treinada por Molefi Ntseki, procurava sair em contra-ataque, mas todas incursões eram abortadas. Estruturalmente organizadas, as duas equipas mostraram o melhor de si proporcionando momentos de espectáculo aos espectadores.

Deste modo, os angolanos chegaram ao intervalo a vencer por uma bola sem resposta. No reatar da partida, os Palanquinhas continuaram na mó de cima criando constantemente dores de cabeça a defensiva contrária.

Os atacantes Zito Luvumbo e Osvaldo Capemba foram verdadeiros cavalos de batalha em campo, onde para além de desequilibrarem a defesa sul-africana arrancavam rasgados elogios por parte dos adeptos. Com o desenrolar dos acontecimentos ficava claro que a vitória era uma certeza para Angola.

Nem o inconformismo de Boitumelo Radiopane, melhor marcador da equipa das terras de Nelson Mandela, os remates por si projectados não foram suficientes para chegar ao golo do empate. Neste sentido, a última situação de perigo criada pelos representantes da nação arco-íris aconteceu aos 88 minutos, em que Mohammed Shahabodien desperdiçou a oportunidade de empatar e forçar com a decisão fosse feita através das grandes penalidades.

“Estamos satisfeito com o título”

O seleccionador nacional de futebol em sub-17, Pedro Gonçalves, mostrou radiante pela conquista do título. “Estamos satisfeitos com este título. Entrámos para este torneio sem nenhum jogador internacional, mas jogo a jogo fomos descobrindo que podíamos chegar longe”, disse o técnico português. Pedro Gonçalves dedicou o título a todos angolanos e todos aqueles que acreditam no projecto, porque aí está o futuro do futebol angolano.

Por seu turno, Molefi Ntseki, técnico da África do Sul, felicitou a Selecção Nacional. “Em primeiro lugar felicito a equipa campeã. Foi um jogo difícil e sabíamos que este adversário iria nos criar muitas dificuldades. Infelizmente a minha formação acusou alguma ansiedade e isso acabou afectando no rendimento da equipa. Continuaremos a trabalhar para melhorar”, disse Ntseki.