Chanceler britânico visita Pequim, Paris e Viena para tratar do Brexit

Chanceler britânico visita Pequim, Paris e Viena para tratar do Brexit

O novo ministro britânico das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, esteve em Pequim, esta Segundafeira (30), de onde seguiu para França e a Áustria, na sua primeira grande viagem ao exterior para tratar, sobretudo, do Brexit – informou a Chancelaria.

Em Pequim, Hunt deve reunir-se com o seu colega chinês, Wang Yi, com quem abordou aspectos sobre a Coreia do Norte, as mudanças climáticas e as relações comerciais bilaterais, revelou o Foreign Office em comunicado. Nos últimos anos, chineses e britânicos referiram-se a uma “era dourada” nas suas relações, que se traduziram, em 2015, numa visita de Estado do presidente Xi Jinping ao Reino Unido, tendo sido recebido com pompa e solenidade pela rainha Elizabeth II. A primeira-ministra britânica, Theresa May, esteve na China no início deste ano.

“Enquanto o Reino Unido deixa a UE e se volta cada vez mais para o exterior, estamos determinados a aprofundar essa parceria (com a China)”, declarou Hunt, assinala o comunicado. Desde a decisão dos britânicos de deixar a União Europeia (UE), na sequência de um referendo de Junho de 2016, Londres multiplica os contactos diplomáticos para preparar os acordos comerciais que substituirão os de Bruxelas.

Depois da China, Hunt segue para Paris e Viena, onde também terá discussões referentes ao Brexit, assim como da segurança internacional, “como a ameaça procedente da Rússia, a guerra na Síria e o acordo (nuclear) iraniano”, concluiu o Ministério. Essa é a primeira viagem ao exterior desse nível de importância do novo ministro, desde a sua posse no início de Julho. Ele assumiu o cargo de Boris Johnson, que renunciou por divergir da primeira-ministra Theresa May sobre a sua estratégia para o Brexit.