Alargada permanência da exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós”

Alargada permanência da exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós”

A exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós” em curso, no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA), cujo encerramento seria amanhã, 2, foi alargada até ao dia 24 de Agosto, rumando posteriormente para Maputo (Moçambique)

Texto de: Jorge Fernandes

A informação foi prestada na manhã de ontem, Terça-feira, pelo embaixador do Brasil em Angola, Paulino Neto, numa conferência de imprensa de balanço das primeiras sete semanas da exposição que até agora recebeu mil e 800 visitas.

A procura motivou a extensão do seu prazo de duração, pois está a ser marcada por uma presença considerável de estudantes de todos os níveis de ensino, provenientes de instituições públicas e privadas, inclusive provenientes de Icolo e Bengo (Catete), Cacuaco, Viana, em Luanda, e Caxito (Bengo).

Entretanto, na galeria de arte, os alunos efectuaram uma visita guiada acompanhados por 30 monitores, que relataram o histórico do acervo. Paralelamente, em harmonia com a faixa etária dos grupos visitantes, são-lhes oferecidas sessões de cinema, jogos, brincadeiras, e demais actrativos que têm enriquecido a exposição, já por si didáctica e lúdica.

Depoimentos Até ao momento, o CCBA colheu cerca de 600 depoimentos, sobre o modo como os angolanos falam, como uma forma de agregar valor aos países em que a exposição está a passar, podendo depois fazer parte do acervo do Museu de Língua Portuguesa, a detentora do projecto.

“A língua é a mesma, mas ao mesmo tempo tem sotaques e falares característicos de cada uma das regiões falantes, o que torna a língua diversa. Todos esses falares têm um denominador comum, que é o entendimento através da unidade”, considerou o diplomata. Saliente-se que, a mostra “A Língua Portuguesa em Nós”, se porpõe promover o intercâmbio cultural entre os povos da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

Semana do Brasil Por sua vez, a directora do CCBA, Nídea Klein, revelou que será em Setembro até ao dia 14, em alusão ao 7 de Setembro – dia da independência do Brasil, a ser asdr sinalado com diversas actividades culturais. Desse modo, durantes os 15 dias de comemoração, o CCBA albergará uma exposição de arte, além de teatro pelo grupo “Estrada”, com a peça “Momentos estéreis” e um ciclo de cinema com filmes estreantes no país, entre outras actividades.

A mostra

A exposição “A Língua Portuguesa em Nós” é uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com coordenação da Expomus.

A exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós” propõe diálogos e trocas com os falantes da língua portuguesa no continente africano.

O conteúdo foi organizado a partir de quatro eixos temáticos, designadamente “Nós da Língua Portuguesa no Mundo”, “História da Língua Portuguesa no Brasil”, “Poesia e Prosa” e “Diálogos”.