ZANU-PF ganha maioria parlamentar no Zimbabwe

ZANU-PF ganha maioria  parlamentar no Zimbabwe

O partido União Nacional Africana do Zimbabwe-Frente Patriótica (ZANU-PF) obteve a maioria absoluta   na Assembleia Nacional,   de acordo  com os resultados oficiais das eleições gerais   hoje anunciados.

A ZANU-PF  assegurou 110 mandatos, das 153 circunscrições e o MDC (Movimento para a Mudança Democrática) arregimentou 41 lugares na Assembleia Nacional segundo deu a conhecer a rádio pública ZBC, citando fontes da comissão eleitoral. A Assembleia Nacional tem um total de 210 lugares.

Ainda não foram anunciados  os resultados da votação   para eleger o próximo presidente do Zimbabwe, o segundo desde que o país se tornou independente em 1980.  A oposição   fala agora de fraude eleitoral depois de, na terça-feira (31), Tendai Biti, um destacado dirigente do principal partido, o MDC,  ter anunciado vitória .

”  Os resultados mostram além de uma dúvida razoável que ganhámos as eleições e que o próximo presidente do Zimbabué é Nelson Chamisa”,  assegurou o dirigente do       MDC .O líder da oposição, Nelson Chamisa advertiu que se a votação for considerada irregular irá liderar  “protestos pacíficos”.Por seu lado, o Presidente Emmerson Mnangagwa, candidato e líder da ZANU-PF  disse  estar confiante na vitória.”A informação obtida pelos meus representantes no campo é extremamente positiva”, sublinhou também na terça-feira.

De acordo com a Comissão Eleitoral, “não houve fraude” nas eleições, as primeiras desde que Robert Mugabe, no poder durante 37 anos, abandonou o cargo em Novembro, sob pressão militar.Segundo aquela entidade, a taxa de participação foi de cerca de 75% e a votação decorreu de forma pacífica.Se nenhum candidato obtiver a maioria de votos será realizada uma segunda volta presidencial a 08 de Setembro.