Research Atlantico: Moedas em poder do público reduziram 8% em Junho

Research Atlantico: Moedas em poder do público reduziram 8% em Junho

O valor apurado situou-se em 321,56 mil milhões AOA

POR: Atlantico

Espaço Angola

As notas e moedas em poder do público referentes ao mês de Junho reduziram 8% face ao mês anterior, situando-se em 321,56 mil milhões AOA.  O Ministério das Finanças e o Fundo Monetário Internacional (FMI) iniciaram, no dia 01 de Agosto do ano corrente, as análises para a implementação do Instrumento de Coordenação de Políticas (PCI).

Espaço Internacional

EUA: As encomendas de fábrica registadas no mês de Junho apresentaram uma variação mensal de 0,7%, que representa um incremento de 0,3 p.p. face ao período anterior. Reino Unido: O Banco Central decidiu aumentar a taxa de juro directora para 0,75% um incremento de 0,25 p.p. face a última taxa em vigor desde Outubro de 2017.

Visão Atlantico

As notas e moedas em poder do público referentes ao mês de Junho registaram redução de 8% face ao mês anterior, situando-se em 321,56 mil milhões AOA. O montante apurado em Junho representa uma redução homóloga de 2,6%, desempenho que poderá reflectir o ajustamento entre a necessidade de notas e moedas em poder do público e a actividade económica, em conformidade com a política monetária contraccionista do BNA de redução da liquidez na economia de formas a controlar a pressão sobre as taxas de câmbio e a inflação. Por outro lado, o aumento do nível de bancarização, literacia financeira e aumento de transacções bancárias poderão ter contribuído para a redução da necessidade de notas e moedas em poder do público. Importa ressaltar que o nível verificado representa o menor registado desde Setembro de 2015. •O Banco da Inglatera decidiu aumentar a taxa de juro directora para 0,75% um incremento de 0,25 p.p. face a última taxa em vigor desde Outubro de 2017. A contribuir para a decisão esteve o desempenho da taxa de inflação do Reino Unido que se situou em 2,4% nos últimos três meses, que representa um nível superior ao target de 2%, tal como, a necessidade de garantir melhor desempenho da economia e uma maior criação de emprego. Por outro lado, o Comité de Política Monetária decidiu manter no programa de compra de títulos corporativos não financeiros com grau de investimento, no valor de 10 mil milhões Libras (GBP) e de títulos do governo do Reino Unido, em 435 mil milhões GBP, ambos financiados pela emissão de reservas do Banco Central. Destaca-se que a taxa de juro de referência actual é a maior desde Fevereiro de 2009.