China oferece vacinas grátis contra a raiva após escândalo de Saúde pública

China oferece vacinas grátis contra a raiva após escândalo de Saúde pública

A China anunciou que vai oferecer aconselhamento e inoculação gratuitos de vacinas contra a raiva, após escândalo gerado por irregularidades detectadas no segundo maior fabricante chinês de vacinas.

As autoridades sanitárias chinesas anunciaram ontem, Sexta-feira, 10, que vão oferecer aconselhamento e inoculação gratuitos de vacinas contra a raiva, noticiou a imprensa oficial, após o escândalo gerado por irregularidades detectadas no segundo maior fabricante chinês de vacinas. Mais de 36 mil hospitais do país foram destacados para oferecer aqueles serviços, que permitirão a qualquer cidadão ser gratuitamente vacinado contra a raiva, doença viral que todos os anos causa, em média, 2 mil mortos na China, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Também permitirá aos pacientes que estiveram em processos de vacinação com doses fornecidas pela empresa implicada no escândalo, a Changsheng Biotech, mudar gratuitamente para inoculações produzidas por outras firmas, informou o jornal Global Times. Uma investigação à empresa confirmou que a Changsheng recorreu a material fora de prazo no fabrico de vacinas contra a raiva para uso humano, e que não registou correctamente as datas ou os números de série dos produtos, pelo menos desde 2014.

O Global Times detalha que, até à data, não se registaram casos mortais entre pessoas que receberam vacinas adulteradas. Trata-se do mais recente escândalo de Saúde pública na China, acentuando a desconfiança da população. Já em 2016, mais de 130 pessoas foram detidas na China, num escândalo com a venda ilegal de vacinas fora de validade e armazenadas sem condições. Em 2008, um outro escândalo de Saúde pública na China resultou na morte de seis crianças e danos para a saúde de outras 300 mil, devido a leite em pó contaminado com melamina.