Mais de quatrocentas pessoas participam na ‘Feira acção saúde’ do ISCED

Mais de quatrocentas pessoas participam na ‘Feira acção saúde’ do ISCED

mais de quatrocentas pessoas participaram da Iª Edição da ‘Feira Acção Saúde’ realizada ontem no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda, sob o lema “Para uma Saúde Universitária de Qualidade”

POR: Maria Teixeira

Centenas de cidadãos beneficiaram de testes gratuitos de pressão arterial, diabetes, VIH/SIDA e malária na feira de saúde promovida pelo Consultório Oriente Terapias em parceria com os estudantes de Psicologia do ISCED. O evento contou com a participação de consultórios médicos, clínicas, ginásios, entre outras instituições do ramo da saúde, de acordo com Adalgisa David, uma das promotoras. Explicou que apesar de ter sido uma actividade aberta ao público, o principal objectivo da actividade foi beneficiar os estudantes, através de uma actividade diferente daquelas que até então eram realizadas na instituição. “A intenção central foi de levar para o ISCED várias instituições viradas para a área de saúde para que, de forma gratuita, pudessem prestar serviços básicos aos participantes. Os nossos objectivos foram alcançados. Houve muita procura dos serviços”, disse, Adalgisa David. Para concretizarem o projecto, contaram com o apoio de 11 instituições, inclusive uma empresa de reciclagem.

Para além dos testes gratuitos, foram prestados serviços de esclarecimento sobre saúde infantil e serviços de massagens e alinhamento da coluna. Esta parte pelo Consultório Oriente Terapia. Os técnicos da empresa Ibalangue, presentes no evento, fizeram uma incursão na reciclagem, no quadro da saúde social. Sensibilizando os visitantes a olharem para o lixo como dinheiro e não como lixo e, sobretudo, dar um cuidado diferente do que se tem dado ao lixo. A importância da prática de exercícios físicos para a saúde e no rendimento escolar também foi um dos temas abordados. A Fazenda Girassol, outra participante, apresentou o lado agrícola do terreno fértil que temos no país e ofereceu alguns dos seus produtos aos participantes. Adalgisa David diz que a organização do evento não vai parar e pretendem passar por todas as instituições de ensino superior.

Conciliar a teoria com a prática

Para além disso, alguns dos participantes assistiram a três palestras sobre os temas “A alimentação saudável para o estudante universitário”, “Transtorno de Défice de Atenção e Hiperactividade” e “Factores que contribuem para o sucesso e insucesso profissional em Angola”. A primeira palestra, que tratou da “alimentação saudável para o estudante universitário”, foi ministrada pela nutricionista Tatiana Ferreira, com o propósito de mudar mentalidades, fazer com que os estudantes adoptem uma alimentação saudável que favoreça o seu desenvolvimento cognitivo e o rendimento escolar. A segunda palestra tratou do “transtorno de défice de atenção e hiperactividade”. Essa foi ministrada pelo neuropediatra, Leite Croseiro e pela psicóloga Sofia Paz. Teve como objectivo reforçar os conhecimentos que têm sido transmitidos aos estudantes do ISCED, como futuros professores, sobre técnicas para lidar com os alunos que encontrarão ao longo das suas jornadas.