Ministra felicita jovens pelo Dia Internacional da Juventude

A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, felicitou, Sábado, todos os jovens pela comemoração do Dia Internacional da Juventude, que se assinalou neste Domingo, 12 de Agosto.

De acordo com a ministra, que falava no acto comemorativo antecipado da efeméride realizado em Caxito, província do Bengo, os jovens têm-se revelado valiosos parceiros na promoção de soluções eficazes, contribuindo com novas ideias, tomando medidas proactivas, constituindo-se no maior potencial para o desenvolvimento do país.

Frisou que a celebração desta efeméride visa igualmente reforçar os compromissos assumidos pelos Estados no âmbito das políticas de desenvolvimento integral  da juventude, bem como reflectir, orientar e despertar a consciência dos jovens para comportamentos moralmente correctos, respeitando a diversidade de opiniões. Por sua vez, a governadora do Bengo, Mara Quiosa, afirmou que o papel e a função dos jovens em qualquer sociedade é determinante para o nível do seu desenvolvimento e a sua contribuição é essencial na produção de riqueza e melhoria do nível de vida da população. Defendeu a implementação de boas práticas que favoreçam o empreendedorismo, libertando a capacidade criativa original da juventude.

Para celebrar a data, o Instituto Angolano da Juventude promoveu em Caxito um workshop sobre saídas profissionais em que estiveram em abordagem questões relacionadas com a formação profissional, empreendedorismo, comércio e gestão de créditos. Durante o acto, o Instituto Angolano da Juventude entregou kits profissionais a jovens do Centro de Formação Profissional de Caxito. O dia 12 de Agosto foi escolhido como o Dia Internacional da Juventude na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Agosto de 1998, em Lisboa. Neste dia, várias instituições públicas oferecem acesso gratuito e descontos a todos os jovens em diversos bens e serviços, como museus, galerias de arte e exposições, de forma a celebrar o Dia Internacional da Juventude (também conhecido como Dia Mundial da Juventude).