Governo paga mais USD 200 milhões pela Escola da Vida Pacífica

Governo paga mais USD 200 milhões pela Escola da Vida Pacífica

O Governo pagou acima de 200 milhões de dólares à construtora China Internacional Found (CIF) pela escola da Centralidade Vida Pacifica (Zango Zero), município de Viana, em Luanda, com capacidade para 16 mil e oitenta alunos, segundo a Angop.

A entrega oficial da instituição escolar construída pela empresa CIF ao Governo Provincial de Luanda (GPL), que vai receber os seus primeiros alunos em Fevereiro de 2019, por altura do início do ano lectivo, aconteceu ontem, com a recepção das chaves pelo governador Adriano Mendes de Carvalho.A escola funcionará em três turnos (manhã, tarde e noite), sendo que o ensino primário vai atender quatro mil e oitenta crianças, que vão ocupar 34 salas de aulas, o I ciclo com cinco mil e 280, em 44 compartimentos, e o II ciclo com seis mil e 720 educandos, em 56 divisórias. Tem ainda várias áreas de serviço, gabinetes e pátio. Em declarações à imprensa, após a recepção da infra-estrutura, o governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, declarou que foi gratificante receber a escola, apesar de haver algumas questões técnicas que serão revistas numa fase posterior, como o apetrechamento e a preparação do orçamento para a instituição funcionar sem constrangimentos. Quanto à perspectiva de funcionamento, Adriano Mendes de Carvalho precisou que primeiro é importante que se faça uma boa planificação, equipar, montar bem os laboratórios, para que seja uma escola no real sentido da palavra.

Já o director do Gabinete Provincial de Educação, Narciso Benedito, considerou como sendo de grande importância a instituição escolar, que vai albergar três níveis de ensino, referindo que Luanda ganha, mas que o maior ganho é para as crianças do município de Viana. Disse que os meses que restam para o fim de 2018 servirão para o apetrechamento com o equipamento e material escolar, referindo que depois desses procedimentos serão criadas as condições administrativas para o início das aulas, em de Fevereiro de 2019. A instituição escolar faz parte da Urbanização Vida Pacífica, que se encontra na zona Sul do Município de Viana, estendendo- se numa área aproximada de 22 hectares. O Projecto consiste no desenvolvimento de uma nova urbanização para a localidade do Zango I, onde foram projectados 2.464 fogos habitacionais, distribuídos em 22 edifícios.