Eleições da UNAC previstas para Sexta-feira adiadas “sine die”

Eleições da UNAC previstas para Sexta-feira adiadas “sine die”

Considerada procedente a providência cautelar solicitada pela Lista B, esta Quarta-feira pública, pelo Tribunal Provincial de Luanda.

POR: Augusto Nunes

O Tribunal Provincial de Luanda ordenou o adiamento “sine die” das eleições dos novos corpos da União Nacional dos Artistas e Compositores UNACSA previstas inicialmente para esta Sexta-feira, 17 de Agosto, em todas as províncias com representações desta instituição.

Segundo uma nota de imprensa assinada pelo candidato da Lista B, liderada por Belmiro Carlos, a decisão considerou procedente a providência cautelar por ele solicitada, por reunir provas que atestam que o processo não decorre com a lisura, transparência e imparcialidade requeridas.

Na nota, Belmiro Carlos realça que a situação tornou-se evidente com a confusa divulgação e rectificação dos cadernos eleitorais das provinciais de Cabinda, Malanje, Benguela e Huambo, bem como a recusa da vistoria conjunta aos processos físicos dos artistas constantes no caderno eleitoral de Luanda, que, curiosamente é a única província declarada apta, no seu todo, pela Comissão Eleitoral Nacional.

Aproveita a oportunidade para apelar a todos os artistas angolanos, particularmente aos das províncias visadas, à serenidade e a vigilância, que sejam suficientemente humildes para que na ponta final e deste exercício de cidadania não participem em actos que ponham em causa a unidade da Classe e a afirmação da Organização. “Demarcando-nos das ofensas e calúnias gratuitas e de baixo coturno ético e cívico que, irreflectida e cobardemente, algumas pessoas teimam fazer como sua bandeira de campanha”, conclui o documento. A campanha para o acto que elegeria os novos corpos directivos da UNAC-SA encerrou ontem, Quarta-feira, tendo o dia de hoje sido reservado para a reflexão, caso assim a jornada prosseguisse.

CNE UNAC-SA

Para pronunciar-se sobre o assunto, a reportagem de OPAÍS procurou contactar o presidente da Comissão Nacional Eleitoral da UNAC-SA, António de Oliveira “Delon“, que confirmou o facto. Entretanto, prometeu entrar em pormenores esta Quinta- feira.O acto eleitoral que havia sido marcado para 17 deste mês teria contado com cinco praças, designadamente Luanda, Huambo, Benguela, Malanje e Cabinda. A UNAC-SA é uma associação socio-cultural de perfil profissional, proclamada há 29 anos, que congrega compositores, músicos, actores cénicos, coreógrafos e bailarinos. Com mais de seis mil membros, a organização tem por finalidade dinamizar os géneros da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e, consequentemente, a afirmação social dos seus associados.