De vítima a acusada: Asia Argento terá assediado actor menor de idade

De vítima a acusada: Asia Argento terá assediado actor menor de idade

Actriz e realizadora, Asia Argento foi uma das vozes líderes do movimento MeToo contra o produtor Harvey Weinstein, agora sabe-se que ela também terá chegado a acordo com um rapaz que a acusou.

Asia Argento pode muito bem passar de vítima a assediadora. O jornal The New York Times garante ter documentos que provam que a actriz italiana e uma das vozes que denunciaram o produtor Harvey Weinstein chegou a acordo com um jovem que a acusou de assédio enquanto este era ainda menor de idade. Terá sido já depois de ter denunciado o produtor norte-americano e quando já era uma das vozes mais relevantes do movimento MeToo, que Asia Argento pagou 380 mil dólares (333 mil euros) a Jimmy Bennett, o jovem actor e músico que a acusava de assédio.

O caso terá acontecido num quarto de hotel na Califórnia, quando este tinha apenas acabado de fazer 17 anos – tem agora 22. Asia Argento tinha então 37 anos de idade. A idade legal para o consentimento neste estado dos EUA são os 18 anos. Os dois contracenaram num filme, de 2003, em que ele desempenhava o papel de filho da actriz. O acordo terá sido feito entre os advogados dos dois envolvidos. E chegou ao jornal de Nova Iorque através de um e-mail encriptado e que incluía uma selfie dos dois deitados na cama, datada de 9 de Maio de 2013. Como parte do acordo, a fotografia foi entregue a Asia Argento. Segundo o The New York Times, a actriz e os seus representantes não responderam às inúmeras tentativas de contacto feitas pelo jornal. Também Jimmy Bennet não se mostrou disponível para prestar qualquer declaração.

A advogada de Asia Argento, Carrie Goldberg, escreveu à Bennet, em carta datada de Abril, em que estão mencionados em detalhe os pagamentos e o acordo, que lamentava o acontecido. “Esperamos que não te volte a acontecer. És um criador poderoso e inspirador e é uma condição miserável da vida que vivas entre estas pessoas que se aproveitam das tuas forças e fraquezas”, referia. Segundo o processo, o episódio desencadeou uma série de problemas psicológicos que afectaram o que era, até aí, uma promissora carreira como actor. Mas este só decidiu processá-la quando esta apareceu como vítima de assédio.

“Os sentimentos daquele dia voltaram à tona quando a senhora Argento surgiu nos holofotes como uma das principais vítimas de Harvey Weinstein”, escreveu o advogado de Jimmy Bennet, na nota em que revelava a intenção de processar. Asia Argento vive em Roma e era a namorada do chef Anthony Bourdain, que se suicidou em Junho. Em Outubro, foi uma das vozes que denunciou o comportamento de Harvey Weinstein, na The New Yorker. Em Maio, foi elogiada pelo discurso que fez no Festival de Cannes e denunciou que tinha sido violada por Weinstein no festival, quando tinha 21 anos de idade.