formação: Alliance Française promove formação grátis de “Gestão e produção cultural”

formação:  Alliance Française promove formação grátis de “Gestão e produção cultural”

Alliance Française de Luanda promove de forma gratuita na sua sede, em Luanda, uma formação intensiva sobre “Gestão e Produção cultural”, entre os dias 4 e 8 de Setembro, sob orientação da formadora brasileira Dedé Ribeiro.

As inscrições encerram hoje 23 de Agosto. As candidaturas deverão ser enviadas para o email culture@afluanda.com ou entregues na secretaria da Alliance Française de Luanda, num envelope fechado endereçado à “Missão Cultural da AF”. Com duração de 25 horas, a formação abordará todo o processo de organização de um evento cultural, desde o planeamento até à pós-produção. O objectivo é de fornecer ferramentas práticas para agentes da área cultural que queiram organizar espectáculos, mostras e ciclos de conferências. Apesar de ter acesso grátis, o número de vagas é limitado. As aulas acontecerão das 16h às 21h de Terça a Sexta e das 8h às 16h no Sábado. Para concorrer a uma vaga, os candidatos deverão enviar uma carta de motivação detalhada (explicando seu projecto) e um currículo. Também deverão comprometer-se a ministrar uma formação de forma gratuita, usando os conhecimentos adquiridos na formação.

A formadora

Dedé Ribeiro é produtora, jornalista, dramaturga e colagista, com D.E.A. em produção cultural pela Universidade de Paris I / Sorbonne, na França e mestrado em Artes Visuais na UFRGS. Desde 1977, actua como produtora cultural, tendo-se responsabilizado por shows e discos de Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria e Quartchêto, entre outros. Foi directora do centro cultural Usina do Gasômetro e Coordenadora Geral do Santander Cultural, em Porto Alegre. De 2003 a 2007 foi coordenadora de comunicação da Rede Metodista de Educação IPA, onde foi a responsável pela criação do curso de Música. Foi directora de produção da programação cultural oficial do III Fórum Social Mundial. Trabalha com tournes de artistas gaúchos e a criação de festivais na Europa, notadamente na França, Áustria, Portugal e Suíça. Professora de produção e divulgação desde 1988, leccionando em cursos privados e instituições como IPA, UFRGS, Unisinos e Castelli. O seu curso de Gestão e Produção Cultural é o mais antigo do Brasil em actividade e já foi ministrado em muitas cidades brasileiras, além de Lisboa e Monte video.