Empresário sul-africano quer aumentar investimentos em Angola

Empresário sul-africano quer aumentar investimentos em Angola

O empresário sul-africano e membro da Fundação Nelson Mandela, Tokyo Sexwale, manifestou o interesse de investir em Angola nas áreas dos diamantes e dos petróleos.

Tokyo Sexwale fez esta afirmação ontem, em Luanda, à saída da audiência que lhe foi concedida pelo patrono da Fundação Eduardo dos Santos(FESA) e presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos. Informou que regressará brevemente a Luanda para pesquisar não só estas duas áreas, mas também noutras para aumentar o volume de investimentos em Angola.

“Temos negócios na África do Sul e cá em Angola, na área dos diamantes e dos petróleos. Estamos a olhar para outras ”, afirmou o empresário sul africano e membro do Congresso Nacional Africano(ANC, sigla em inglês). Disse que está em Luanda a convite de José Eduardo Santos, na qualidade de patrono da FESA, informando que durante o regime do apartheid esteve refugiado em Angola. Antes do encontro com o Presidente do MPLA, o político manteve encontros com responsáveis de alguns departamentos ministeriais.

Histórico do ANC

O Congresso Nacional Africano (ANC) é um movimento e partido político sul-africano. Foi fundado em 1912 na cidade de Bloemfontein, com a proposta de advocar os direitos da população negra do país. Desde o fim do regime conhecido como apartheid em 1994, o CNA é o principal partido político da África do Sul, sendo apoiado pela aliança com congresso dos Sindicatos sul-africanos e o Partido Comunista Sul-africano. Nelson Mandela foi a figura mais influente do partido, assim como de todo o continente africano. Nelson Mandela foi a figura mais influente do partido, assim como de todo o continente africano. Presentemente, África do Sul tem como presidente Cyril Ramaphosa, em substituição de Jacob Zuma, forçado a demitir- se por corrupção.