UJES e BUE assinam protocolo para facilitar os recém-licenciados

UJES e BUE assinam protocolo para facilitar os recém-licenciados

Um acordo de cooperação entre a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) e o Balcão Único de Empreendedor (BUE) foi assinado, ontem, na cidade do Huambo, no termo das quartas jornadas científicas da instituição universitária pública. Após a celebração do acordo, que vai ajudar os recém-licenciados a enveredar pelo empreededorismo, foram entregues alvarás às primeiras 18 empresas constituídas por finalistas da UJES.

Na ocasião, a responsável do BUE na província do Huambo, Maria da Conceição Katuvala, informou que o protocolo de cooperação vai apoiar e facilitar os estudantes que terminarem o curso superior, com projectos viáveis em termos de financiamentos, no sentido de autoempregá-los. Disse que muitos que terminam a sua formação superior não têm emprego e as suas pesquisas ficam engavetadas, daí que a universidade entendeu celebrar este acordo, para que os projectos tenham continuidade.

Com esta iniciativa, segundo Maria da Conceição Katuvala, o BUE participará na constituição e formalização dos negócios dos recém-licenciados, salientando que, desta forma, se poderá erradicar o desemprego. Por sua vez, o reitor da UJES, Cristovão Simões, exortou os estudantes para investirem na investigação científica, produzindo, assim, projectos viáveis que sirvam para constituição de empresas em várias áreas de formação desta unidade orgânica.