Vice-Presidente da República viaja para Zimbabwe

Vice-Presidente da República viaja para Zimbabwe

O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, viajou ontem para a cidade de Harare, onde participa hoje, Domingo, 26, em representação do Presidente João Lourenço, na cerimónia de investidura do Presidente eleito do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, segundo a Angop.

Candidato do partido União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF), Emmerson Dambudzo Mnangagwa, de 71 anos de idade (faz 72 já no próximo dia 16 de Setembro), venceu as eleições com 50.8 por cento dos votos nas Eleições Presidenciais realizadas a 30 de Julho do ano em curso.

A República do Zimbabwe é um Estado membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), organização de integração regional, em que Angola presidiu até ao passado dia 17 de Agosto último o seu órgão para a Cooperação nas áreas de Politica, Defesa e Segurança, e a África do Sul passou a presidência rotativa à Namíbia.

Integram os Estados membros associados da SADC, Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Tanzânia, República Democrática do Congo (RDC), Ilhas Maurícias, Ilhas Seychelles, Malawi, Swazilândia, Lesotho, Zimbabwe, Madagáscar, Moçambique e Zâmbia.