Inspectores da administração local do estado no Moxico exigidos a terem maior rigor

Inspectores da administração local do estado no Moxico exigidos a terem maior rigor

Pelo menos setenta e sete inspectores dos órgãos da administração local do Estado, viram- se exigidos pelo governador provincial, Gonçalves Muandumba, a terem maior rigor e transparência no exercício das suas funções, com vista a melhorar a qualidade dos serviços público

Gonçalves Muandumba lembrou que o país está a viver momentos de grandes desafios que devem merecer atenção e engajamento de todos os membros da sociedade, principalmente dos cidadãos com responsabilidade na Administração Local do Estado. Desejou que os conhecimentos adquiridos na acção formativa permitam aos participantes aperfeiçoar procedimentos e técnicas para prevenir, detectar e combater eventuais irregularidades na gestão da coisa pública.

Na ocasião, a coordenadora regional do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), Hermenegilda Jeremias, referiu que a formação visou potenciar os quadros dos distintos sectores da função pública, com vista a corrigir e eliminar os hábitos ilícitos ao nível das instituições públicas e privadas.

Para Hermenegilda Jeremias, essa capacitação vai permitir melhorar a qualidade dos serviços prestados e dignificar a acção governativa, fundamentalmente na preservação do património público.

Em nome dos formandos, Paula Diogo enalteceu o gesto do IFAL por ministrar o curso que os habilitou com ferramentas e subsídios necessários para o cumprimento das acções de fiscalização.

No encontro em que participaram inspectores afectos aos Serviços de Investigação Criminal (SIC), Polícia Fiscal (PF) e da Procuradoria-geral da Republica (PGR), foram abordadas noções sobre “Perfil do inspector”, “Ética e deontologia profissional”, “Importância da colaboração institucional” e “Lei de base da inspecção”.

“Incidência da actividade inceptiva no processo de arrecadação de receita”, “Organização”, “Estrutura e funcionamento das inspecções sectoriais da província” e “fundamentos, hábitos e atribuições”, também foram, entre outros temas. discutidos no seminário que teve a duração de cinco dias.-