Quadros da UNIT A em formação sobre autarquias locais

Quadros da UNIT A em formação sobre autarquias locais

Cem militantes da UNITA dos seis municípios da província do Bengo participam desde Sábado, em simultâneo, em Caxito (Dande) e Kibaxe (Dembos) em seminários de formação de quadros, em matéria de autarquias, cujo processo se realizará, pela primeira vez, no país em 2020.

A acção formativa, com término previsto para hoje, congrega membros do executivo provincial e dos secretariados municipais da UNITA, LIMA e JURA e da Comissão Política, com abordagem em torno de temas como “A importância das autarquias em Angola” e “Implementação das autarquias em Angola, como princípio estruturante da autonomia local”.

“Autarquias locais, Conceitos, atribuições, Funcionamento e competências, principais fontes de financiamento”, autonomia local e o regime de tutela das autarquias locais” constam igualmente dos temas em abordagem no encontro.

Ao intervir no acto de abertura, o representante local da UNITA, Armando Álvaro Mbuale, disse que o seminário sob o lema “autarquias, cidadania igualdade rumo ao desenvolvimento”, visou preparar os militantes face aos desafios que se avizinham.

Frisou que depois de o país alcançar a paz, abriram-se vários desafios com particular ênfase para o da consolidação democrática, factor que, ao longo dos últimos anos, tem preocupado o seu partido, que entende que uma democracia sólida garante a liberdade e permite desenvolvimento.

Segundo Armando Mbuale, as autarquias são um pressuposto constitucional através do qual os cidadãos participam na vida política pública e na solução dos problemas das suas respectivas comunidades.

Este seminário, disse, visa alargar a base de conhecimentos dos dirigentes e quadros do partido para capacitá-los na mobilização dos cidadãos para o importante papel que os cidadãos terão no exercício democrático do poder local.