Aluna cristã sequestrada pelo Boko Haram clama pela sua libertação

Aluna cristã sequestrada pelo Boko Haram clama pela sua libertação

Uma estudante sequestrada pelo Boko Haram em Fevereiro, ao lado de outras 100 colegas, na Nigéria, pediu às autoridades que ajudem a libertála, informa a imprensa, citando uma gravação da única refém do grupo de alunas que permanece sob cativeiro dos extremistas.

Leah Sharibu, cristã de 15 anos, está entre as mais de 100 jovens sequestradas no dia 19 de Fevereiro numa pensão de Dapchi, cidade do Estado de Yobe, Nordeste da Nigéria, um crime que recordou o sequestro de 276 estudantes de Chibok em Abril de 2014, e causou uma onda de indignação mundial.

Após um mês no cativeiro, todas as estudantes de Dapchi foram libertadas, com excepção da única cristã do grupo, Leah Sharibu. No caso das meninas de Chibok, as autoridades presumem que 112 jovens permanecem sob poder do Boko Haram. Numa gravação enviada à imprensa local, na Segunda-feira, a adolescente suplica pela sua libertação ao Governo do Presidente Muhammadu Buhari. “Suplico ao Governo e ao Presidente que tenham piedade de mim, que me salvem”, afirmou a adolescente em hausa, a língua maioritária na região Norte da Nigéria. Esta gravação é a primeira prova de vida da estudante desde o sequestro. Em alguns trechos, a jovem gagueja, repete palavras, o que sugere que estaria a ler um texto.

A gravação foi enviada com uma foto de Leah Sharibu usando um véu islâmico que permite observar o seu rosto, sentada num local não reconhecido. O Governo referiu que está a apurar a autenticidade da gravação. “A nossa reacção dependerá do resultado da investigação”, afirmou o porta-voz da presidência, Garba Shehu. Também indicou que o Presidente Buhari obterá a sua libertação. “O Presidente Buhari vai fazer tudo para que todas as crianças regressem à casa. Não descansaremos até serem liberadas na totalidade”, garantiu. Um relatório da ONU afirma que, apesar do desmentido das autoridades, quantias importantes foram pagas pelo resgate das outras meninas de Dapchi.