Petróleo valoriza e regressa aos USD 76

Petróleo valoriza e regressa aos USD 76

O barril do petróleo do tipo Brent continua a valorizar-se no mercado internacional. O também conhecido Ouro Negro terminou o dia em USD 76.

As organizações que se dedicam ao estudo do comportamento do preço do barril de petróleo no mercado, como é o caso da Agência Internacional de Energia, vaticinam um final de ano em alta. E tudo parece se encaminhar para isso. É que o Brent responde de forma positiva, mantendo-se acima dos USD 70. Apesar das oscilações, o preço no mercado continua com tendência altista, podendo mesmo chegar ao máximo histórico de USD 80, desde os últimos quatro anos. Ontem, por exemplo, o preço do Brent chegou aos USD 76,21, contra os 75,95 da sessão anterior.

A manutenção do preço do barril de petróleo acima dos USD 75 é uma boa notícia para os países produtores e dependentes, em grande medida, das vendas deste produto, como é o caso de Angola, cujo Orçamento Geral do Estado tem como preço de referência de USD 50 por barril O último relatório mensal da Agência Internacional de Energia, referente ao mês de Julho, admite que a estabilidade no preço do petróleo pode estar em risco.

Esta é a convicção dos especialistas da AIE que avançam ainda que as sanções dos EUA ao Irão, assim como possíveis problemas de produção em outros mercados, poderão provocar constrangimentos na oferta de petróleo antes do final do ano em curso. Em relatório, a AIE adianta que a recente acalmia no mercado, com o alívio no curto prazo das tensões no lado da oferta, preços mais baixos e menor crescimento da procura, pode não durar. A AIE realça que quando as sanções contra o Irão tiverem efeito, provavelmente em combinação com problemas de abastecimento em outros locais, manter a oferta global pode tornar-se muito desafiante e tal aconteceria às expensas da manutenção de uma almofada adequada de reposição da capacidade.