Presidente da República a caminho da China

Presidente da República a caminho da China

O Presidente da República, João Lourenço, deixou na manhã desta sexta-feira Luanda, com destino à República Popular da China, para participar no III Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que decorre em Pequim, de 3 a 4 de Setembro.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de despedida do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, do governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, entre outras individualidades. Os ministros das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e das Finanças, Archer Mangueira, entre outros, acompanham o Chefe de Estado angolano nesta missão, além de funcionários do seu gabinete. O Presidente João Lourenço participará pela primeira vez no Fórum de Cooperação China-África desde que foi eleito, há um ano.

Em Pequim, além de participar no referido fórum, João Lourenço, tem agendado um encontro com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, anunciou recentemente o Ministério angolano das Relações Exteriores. A cimeira China-África, que acontece pela segunda vez em solo chinês, depois de 2006, é uma plataforma de consultas e diálogo colectivo, cujo objectivo é o fortalecimento de consensos , aprofundamento das relações de amizade, bem como a intensificação e promoção da cooperação. A primeira edição do FOCAC realizou-se em Pequim, em 2006, e a segunda na África do Sul, em 2016.