concurso: Candidaturas ao Prémio Internacional Miriam Makeba alargadas até 20 de Outubro

concurso: Candidaturas ao Prémio Internacional Miriam Makeba alargadas até 20 de Outubro

O concurso promovido pela Sociedade de Gestão Colectiva argelina “Office Nacional des Droits d’Auteurs et Droits Voisins (ONDA) foi lançado em Cabo Verde, visando promover a arte africana, em todas as suas formas de expressão.

O prazo para as inscrições ao Concurso do Prémio Internacional Miriam Makeba, lançado em Cabo Verde pela Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM), foi alargado até o dia 20 de Outubro, segundo a organização. O vencedor desta I Edição será conhecido na primeira semana de Novembro e receberá como prémio 100 mil dólares. O objectivo, segundo a organização, é promover a arte africana em todas as suas formas de expressão, podendo concorrer ao galardão todos os artistas africanos residentes no continente, com idade superior aos 18 anos. O concurso , que se pretende que seja anual, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika.

O prazo de envio das candidaturas, que inicialmente estava previsto para esta Sexta-feira, 31 de Agosto, segundo a presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Músicos, Solange Cesarovna, foi alargado para 20 de Outubro. “Depois do início da sua divulgação nos diversos países africanos , recebemos várias solicitações para que houvesse mais tempo para os artistas prepararem o melhor dossier. O anúncio do vencedor é na primeira semana de Novembro”, revela ao A NAÇÃO, Solange Cesarovna.A criação do Prémio pela Sociedade de Gestão Colectiva argelina “Office Nacional des Droits d’Auteurs et Droits Voisins (ONDA) foi anunciada durante o Fórum de Criadores Africanos, em Setembro do ano passado, pelo ministro da Cultura da Argélia, Azzedine Mihoubi.

Concorrentes

O galardão é aberto a todas as expressões artísticas, ou seja, são elegíveis trabalhos das mais diversas áreas, desde obras musicais, literárias, artes plásticas, arte fotográfica e cinematográfica. Um dos objectivos a que se propõem o concurso é permitir que os artistas que usam a arte africana como meio possam expressar as suas ideias e comunicar as suas mentes e serem melhor ouvidos e mostrar as suas criações, bem como incentivar o talento e a criatividade. Os participantes deverão assim apresentar um documento de identidade ou autorização de residência quando viver num país africano que não seja o seu de origem, bem como uma descrição do seu projecto artístico ou obra. As candidaturas podem ser enviadas por correio, num envelope fechado, ao Presidente do Júri do Prémio Internacional de Criatividade Artística Miriam Makeba”, através do endereço “Office National du Droit d’Auteur et des Droit Voisins (ONDA), 49 rue Abderrezak HAMLA 16000 – Bologhine – Alger, Algérie, ou por email prix.myriam.makeba@ onda