Incêndio em refinaria da Alemanha deixa oito feridos

Incêndio em refinaria da Alemanha deixa oito feridos

Uma forte explosão seguida por um incêndio numa refinaria, na madrugada deste Sábado no Sul da Alemanha, deixou pelo menos oito feridos, uma ocorrência que forçou a saída temporária de quase 2.000 pessoas de suas casas

A explosão, que não tinha origem determinada até ao fecho desta edição, aconteceu num sector de produção de gás e combustível líquido de uma unidade da empresa Bayernoil próxima do rio Danúbio, na região da Baviera, às 5H30 da manhã, segundo a Polícia local. Todos os feridos são funcionários da refinaria, que fica a 15 km de Ingolstadt, na região de Baviera.

Três deles sofreram “queimaduras de gravidade média ou importante”, afirmaram as autoridades em um comunicado. De acordo com a rádio e televisão pública local Bayerischer Rundfunk, “a onda de choque (da explosão) foi sentida a vários quilómetros” e uma nuvem de fumo era observada na região.

Nas redes sociais foram publicadas diversas imagens que mostram as chamas na refinaria. Muitos moradores e curiosos, que acordaram com a explosão, seguiram para os campos que cercam a refinaria para observar os trabalhos de resgate.

Um total de 1.800 habitantes das localidades de Vohburg e Irsching foram retirados das suas casas por razões de segurança e levados para ginásios da região.

Quatro horas depois da explosão, a intensidade da nuvem de fumo ao redor da refinaria era muito menor, o que permitiu aos serviços de emergência autorizar o regresso dos moradores para suas residências. “A situação melhorou um pouco e não é mais necessária a saída dos residentes dos arredores”, afirmou um porta-voz da Polícia.

“Mas os bombeiros continuam a trabalhar intensamente para acabar com o incêndio, que atingiu vários pontos da instalação após a explosão”, completou. Quatrocentos bombeiros foram mobilizados e as autoridades locais iniciaram um plano de “catástrofe”.

Os serviços de emergência pediram à população que mantenha as portas e janelas fechadas em consequência da fumaça num raio de 20 quilómetros ao redor do foco do incêndio.

A empresa local Bayernoil, proprietária da refinaria de Vohburg, tem 790 funcionários em duas instalações na Baviera. Produz diversos tipos de combustível, como gasolina, diesel e óleo para uso doméstico, assim como asfalto, com uma capacidade de tratamento de petróleo bruto de 10,3 milhões de toneladas por ano, de acordo com o site do grupo.

O incêndio anterior numa refinaria na Alemanha aconteceu em Julho numa unidade da empresa Shell e não provocou feridos.