Acção de Angola merece referência da ONU

Acção de Angola merece referência da ONU

 A acção de Angola no quadro internacional e na defesa do multilateralismo mereceu, nesta segunda-feira, uma referência do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

 O chefe da secretaria da ONU falava à imprensa em Beijing (China) à saída de um encontro com o Presidente angolano, João Lourenço, horas antes do início da III Cimeira do Fórum de Cooperação China-África.

“Tivemos uma excelente conversa sobre vários assuntos e a coordenação entre as Nações Unidas e Angola é fundamental, para nós”, afirmou António Guterres na curta declaração aos jornalistas.

 No quadro internacional, Angola tem apostado numa diplomacia preventiva, na resolução de conflitos e prima pela necessidade urgente de um desenvolvimento sustentável, através da promoção do investimento e da cooperação internacional.

 É a segunda vez em menos de um ano que as duas entidades se reúnem. Em Novembro último, João Lourenço e António Guterres encontraram-se à margem da V Cimeira entre a União Africana e a União Europeia, que decorreu em Abidjan, Côte d’ Ivore.

 Na altura, o secretário-geral das Nações Unidas destacou o papel de Angola nos esforços de manutenção de paz, na estabilidade na África Austral e na região dos Grandes Lagos.

 A Cimeira do Fórum de Cooperação China-África, cuja abertura deverá ser feita pelo líder chinês, Xi Jinping, acontece pela segunda vez em solo chinês, depois de 2006.

 Trata-se de uma plataforma de consultas e diálogo colectivo, cujo objectivo é o fortalecimento de consensos e aprofundamento das relações de amizade.

 A edição deste ano junta mais de 50 dignitários de países africanos com relações diplomáticas com a China.