Acidentes causam mais de mil mortes no país

Acidentes causam mais de mil mortes no país

Mil e 159 pessoas morreram e outras 5.452 ficaram feridas no primeiro semestre do corrente ano, em todo o país, na sequência de cinco mil acidentes de viação, revelou ontem, em Luanda, porta-voz do Ministério do Interior, Simão Milagres. Simão Milagres apontou, em declarações à imprensa, o excesso de velocidade, mau estado técnico das viaturas e a condução sob efeito de álcool como as principais causas dos sinistros.

A província de Luanda lidera a lista de ocorrências com 809 acidentes, Benguela (597), Huíla (520), Huambo (450) e Bié (401). À margem do conselho consultivo, iniciado na última quinta-feira sob orientação do ministro do Interior, Ângelo da Veigas Tavares, Simão Milagre considerou de calma a situação, apesar do registo de 32 mil crimes, sendo 673 de homicídios voluntários motivados por desentendimentos, questões passionais, crenças de feiticismo, entre outras.

Ainda em relação à segurança pública, os crimes acima mencionados foram cometidos com recurso a armas de fogo (151), armas brancas (137), espancamento (133) entre outras, segundo a Angop.. Ainda à margem do conselho consultivo, que terminou ontem, o comandante provincial da Polícia Nacional em Cabinda, Eusébio Domingos de Almeida Costa, informou o repatriamento, no primeiro semestre do corrente ano, de mais de quatro mil estrangeiros por situação migratória ilegal, na sua maioria provenientes da RDC.