Sétimo Conselho Consultivo no MIRE X começa no Domingo

Sétimo Conselho Consultivo no MIRE X começa no Domingo

Ministério das Relações Exteriores (MIREX) realiza o seu VII Conselho Consultivo nos dias 10 e 11 do corrente, soube OPAÍS de um comunicado da instituição. De acordo com o programa, o encontro, que se realiza sob o lema: “Mirex – As Oportunidades e Desafios do Futuro”, tem início marcado para o próximo Domingo, com uma visita às novas instalações do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) – futura Academia Diplomática do MIREX, na Centralidade do Kilamba. Na, Segunda-feira, segundo a informação, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, fará o discurso de abertura, no anfiteatro Afonso Van-Dúnem “M’Binda”. Na ocasião, será também apresentado o “Plano de Desenvolvimento Nacional, alinhamento com a Política Externa”, cujo prelector será o antigo ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca.

Durante os dois dias de trabalho, os altos funcionários da diplomacia angolana vão analisar temas como “Diplomacia Económica de Angola” (2º painel), “Geopolítica e Cobertura Regional” (3º painel), “Plano de Reforma, Uma Nova Visão para o Mirex” (4º painel) e, finalmente, as “Conclusões e Recomendações” a serem elaboradas no 5º painel, refere a nota. “O VII Conselho Consultivo deste departamento Ministerial, a ser orientado pelo ministro das Relações Exteriores, visa analisar e balancear as actividades desenvolvidas pelo Ministério e perspectivar acções futuras, no âmbito das suas competências de execução da política externa da República de Angola”, lê-se. Participam no referido evento, que marca sensivelmente um ano de mandato da actual direcção do Ministério, directores, embaixadores extraordinários e plenipotenciários, embaixadores do quadro da carreira diplomática, cônsules gerais, cônsules, chefes de departamento, e entidades convidadas.

O VI Conselho Consultivo do Mirex foi realizado em Fevereiro de 2015 sob o lema: “reorganizar para melhor servir” e visou, dentre outros assuntos, discutir as estratégias sobre o melhoramento da imagem de Angola no exterior, os riscos e a ameaça do terrorismo em Angola, bem como os progressos alcançados pelo país no combate ao branqueamento de capitais.