Alfabetizados mais de três milhões de cidadãos nos últimos cinco anos

Alfabetizados mais de três milhões de cidadãos nos últimos cinco anos

A província do Zaire é apontada como tendo o maior número de pessoas alfabetizadas e almeja até 2022 ter uma taxa de 82 por cento

Texto de: Maria Custódia

O director nacional da Educação de Adultos, Evaristo João Pedro, disse, em entrevista a OPAÍS, que durante os últimos cinco anos foram alfabetizados em todo o país um total de três milhões, seiscentas e sete mil e 310 cidadãos. Evaristo, Pedro que falava em alusão ao 8 de Setembro, Dia Mundial da Alfabetização, acrescentou que o índice de analfabetismo em Angola, com base no Censo de 2014, é de 34 por cento da população, e tem-se como meta até 2022 situar-se em 82 por cento a taxa de alfabetização de jovens e adultos maiores de 14 anos.

Referiu que os índices alcançados nestes últimos cinco anos, no que concerne ao combate ao analfabetismo, devem-se à inclusão do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE), criado em 2007, com base na resolução 09/07 de 28 de Fevereiro.

Este despacho aprova a estratégia de relançamento da alfabetização e a recuperação do atraso escolar, através do Plano Estratégico para a Revitalização da Alfabetização (PERA). Apoios Destacou ainda que, para-além do programa “Gostar de Ler e Escrever”, do Ministério da Educação(MED), o processo de alfabetização conta com o apoio das igrejas e de organizações nãogovernamentais( ONG) viradas para este objectivo. Trata-se dos programas “Sim, eu Posso” (Cooperação cubana, um método audiovisual), Salesianos de Dom Bosco (Igreja Católica), e APLICA (Associação Angolana de Educação de Adultos).

Estatísticas Evaristo Pedro informou que a província com maior número de alfabetizados é o Zaire, realçando que esta província representa 7,6 por cento de índice de analfabetismo.

No ano de 2012 foram alfabetizadas duzentos e setenta cinco mil e 256 cidadãos, em 2013, novecentos e trinta e três mil e 621, e em 2014 novecentas e oitenta e dois mil e 569 cidadãos de ambos os sexos. Já em 2015, a cifra atingiu novecentas e vinte e três mil e 538, em 2016 quatrocentas e noventa e dois mil e 326 cidadãos.

Dia Mundial da Alfabetização

O 8 de Setembro, Dia mundial da alfabetização, foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no ano de 1967 com o objetivo de discutir questões relacionadas com a alfabetização em todo o mundo, bem como fomentá-la em vários países.

Apesar da sua implementação, os índices de analfabetismo ainda são altos, especialmente nos países cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda está abaixo do tolerável.