PR rende última homenagem ao general “Ben Ben”

PR rende última homenagem ao general “Ben Ben”

Os restos mortais do antigo chefe de Estado-Maior adjunto das FAA vão ser enterrados hoje, Sábado, na sua terra natal, Bié

O Chefe de Estado angolano e comandante em chefe das FAA, João Lourenço, rendeu-lhe ontem, Sexta-feira, homenagem no Quartel-General do Exército.

No velório, depois de ter sido entoado o Hino Nacional, João Lourenço inclinouse diante da urna, depositou uma coroa de flores e transmitiu condolências à família enlutada. No livro de condolências, João Lourenço reconheceu os feitos do General Ben Ben e desejou “que os seus restos mortais descansem em paz na terra que o viu nascer”.

No ex-RI 20 renderam também homenagem ao general “Ben Ben” outros titulares de órgãos de soberania, auxiliares do Titular do Poder Executivo, deputados à Assembleia Nacional, magistrados, entidades ligadas ao Ministério da Defesa, às FAA, ao Ministério do Interior, à Polícia Nacional, partidos políticos e organizações da sociedade civil.

Os restos mortais do general Arlindo Chenda Pena “Ben Ben” chegaram Quinta-feira (13) a Luanda, provenientes da África do Sul, 20 anos depois. A decisão de repatriar os restos mortais surgiu na sequência da iniciativa do Presidente João Lourenço, Comandante Em Chefe das Forças Armadas Angolanas, que contactou o homólogo sulafricano, Cyril Ramaphosa, dando assim “luz verde” à exumação.

Sepultamento no Bié

Após o velório em Luanda, a urna que continha os restos mortais do general “Ben Ben” partiu para a Base Aérea, de onde seguiu de avião, para a cidade do Cuito, capital do Bié. De seguida, a urna foi transportada para o município do Andulo, onde o general “Ben Ben” será velado pela família para ainda hoje, Sábado, e ser sepultado na aldeia de Lopitanga, ao lado dos seus avós, num cemitério da família.

Arlindo Chenda Pena “Ben Ben” nasceu a 27 de Novembro de 1955, no município de Andulo, província do Bié. Por altura da sua morte exercia as funções de chefe do Estado Maior General Adjunto das FAA, decorrente dos Acordos de Paz de Bicesse (Portugal) de 1991, que ditou a formação do exército único. Arlindo Chenda Pena “Ben Ben”, faleceu a 18 de Outubro de 1998 na África do Sul, por doença.