loader

as esperanças sobem com os dois escritórios de ligação abertos na coreia do lado norte da fronteira

As coreias do Norte e do sul abriram na sexta-feira um escritório de ligação do lado norte da sua fronteira fortemente militarizada, criando um canal permanente de comunicação como parte de uma série de esforços para acabar com a sua rivalidade de décadas

Passos da Coreia do Norte e da Coreia do Sul para melhorar as relações estão em paralelo a uma proposta dos Estados Unidos e seus aliados para pressionar a Coreia do Norte a abandonar os seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.

A abertura do escritório de ligação conjunta em Kaesong, dentro do lado norte-coreano da fronteira, acontece dias antes de o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in realizarem a sua terceira reunião neste ano. “Os dois lados agora são capazes de dar um grande passo em direção à paz, prosperidade e unificação da península coreana, discutindo rápida e francamente questões decorrentes das relações inter-coreanas”, disse Ri Son Gwon, chefe da delegação da Coreia do Norte na cerimónia de abertura.

As duas Coreias comunicavam anteriormente por fax e por linhas telefónicas especiais, que muitas vezes eram cortadas quando as suas relações pioravam. Agora, eles poderão “discutir directamente as questões 24 horas, 365 dias”, disse o ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, durante a cerimónia.

O escritório terá até 20 pessoas, dos dois lados, com os sul-coreanos no segundo andar e os norte-coreanos no quarto andar do prédio de quatro andares. Vice-ministros irão chefiar as equipas no escritório e participarão em reuniões semanais, informou o Ministério da Unificação sul-coreano.

O escritório fica no complexo industrial de Kaesong, onde por cerca de uma década, as empresas sul-coreanas operaram linhas de produção com funcionários norte-coreanos no parque industrial.

O parque, que já foi o símbolo mais marcante da cooperação inter-coreana, está fechado desde Fevereiro de 2016, quando a tensão na península aumentou depois que a Coreia do Norte realizou o seu quarto teste nuclear.

O porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, Baik Tae-hyun, disse nesta semana que espera que o escritório de ligação possa ajudar os Estados Unidos e a Coreia do Norte nas suas negociações. “Esperamos que isso também ajude o progresso das negociações de desnuclearização entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos”, disse Baik.

Moon e Kim concordaram com uma série de medidas para melhorar os laços numa Cimeira em Abril e reuniram-se na semana passada na capital norte-coreana Pyongyang, enquanto esperamos que possam ajudar a acabar com o impasse entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

A Coreia do Sul esperava abrir o escritório em Agosto, mas isso foi adiado quando as negociações de desnuclearização entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estagnaram depois de uma Cimeira histórica entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Singapura, em Junho.

No entanto, Kim enviou uma mensagem aos enviados sul-coreanos na semana passada dizendo que ele queria alcançar a desnuclearização durante o primeiro mandato de Trump. Trump descreveu a missiva como uma carta “muito calorosa” de Kim solicitando outra reunião, o que reacendeu as esperanças de progresso.

Últimas Notícias