Tufão causa pelo menos 64 mortos, 33 feridos e 45 desaparecidos nas Filipinas

Tufão causa pelo menos 64 mortos, 33 feridos e 45 desaparecidos nas Filipinas

O tufão Mangkhut causou 64 mortos e 33 feridos nas Filipinas, onde outras 45 pessoas continuam desaparecidas, de acordo com o último balanço da polícia local.

A província mais afetada pela tempestade foi Benguet, no norte do país, onde 38 pessoas morreram, na maioria em consequência de deslizamentos de terras, e 27 continuam desaparecidas.
Depois da devastadora passagem pelas Filipinas, o tufão seguiu para a China, afetando sobretudo a província de Guangdong, no sul, onde 2,5 milhões de pessoas tiveram de ser realojadas e 50 mil barcos receberam instruções para voltarem aos portos, de acordo com a comunicação social estatal.
A região administrativa de Macau também foi afetada pelo tufão, com registo de 15 feridos e pelos menos 155 incidentes, como queda de árvores e objetos e danos em construções.
O sinal 10, o máximo na escala de alerta, esteve em vigor durante nove horas em Macau, mas já baixou para 8, à medida que o tufão Mangkhut se está a afastar gradualmente do território.
O tufão perdeu alguma força ao atravessar as Filipinas e chegou ao território chinês hoje, às 17:00 locais (10:00 em Lisboa), a cerca de 50 quilómetros a oeste de Macau, com ventos de 162 quilómetros por hora.
A tempestade tropical, considerada a mais forte deste ano, provocou chuvas torrenciais e ventos ciclónicos, que causaram cortes na eletricidade e nas comunicações em vários dos locais afetados.