Potencialidades agrícolas no Bié agradam vice-presidente

Potencialidades agrícolas no Bié agradam vice-presidente

O vice-Presidente da República, Bornito de Sousa mostrou-se ontem , Segunda-feira, na cidade do Cuito, satisfeito face às potencialidades económicas expostas na feira agrícola, instalada no âmbito do Dia do Herói Nacional, comemorado nessa data (17 de Setembro).

No local, Bornito de Sousa, que presidiu o acto central do 17 de Setembro, recebeu explicações dos expositores vindos dos nove municípios da província, tendo-se manifestado impressionado com os níveis e a qualidade dos produtos cultivados nesta parcela do país.

Acompanhado pelo novo governador da província, Pereira Alfredo, Bornito de Sousa teve a oportunidade de ver o arroz produzido em Camacupa, bem como algumas quantidades de milho, feijão, soja, banana, tubérculos e algumas peças de artesanato.

Na ocasião, Bornito de Sousa recomendou aos camponeses o aumento da produção para contribuirem na diversificação da económica, bem como reduzir a fome e a miséria nas comunidades.

A província do Bié tem uma superfície de 72.000 metros quadrados em formato de coração. Bié é uma planície situada no centro Geodésico de Angola e tem uma população estimada em um milhão, 455 mil 255 habitantes. Tem como principais áreas turísticas, o Centro Geodésico de Angola, localizado no município de Camacupa, as Águas Termais de Chitocota (Andulo), a Gruta da Embala Ndulo (Andulo), as Quedas dos rios Luando e Mutumbo (Cuemba e Chitembo) e o Songue (zona de extracção de Sal), na Nhârea.

Conta também com as zonas turísticas do Songongolo e ilha do Cutato, contando ainda com um rico subsolo com minerais como Diamantes, Ouro, Ferro, Quartzo Hiliano, Pigmatite, Magnetite, Hematite, Micas brancas, Alumínios, Burgau e Latrite.

Na campanha agrícola passada, os camponeses colheram três mil e 200 toneladas de milho e um milhão e 120 mil quilogramas de feijão em mil e 600 hectares cultivados na estação 2017/18, mais trezentos em relação ao período anterior.

No âmbito do programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II), foram colhidas 430 mil quilogramas de feijão nos municípios do Cuito, Camacupa, Catabola, Cunhinga, Chitembo, Chinguar, Andulo, Nhârea e Cuemba, tendo envolvido mais de trezentos mil camponeses.

Visitaram a exposição, o governador cessante, Álvaro Manuel de Boavida Neto, o ministro do MATRE, Adão de Almeida, deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo, directores e administradores municipais.