A luxuosa refeição turca de Nicolás Maduro que está a causar indignação na Venezuela

A luxuosa refeição turca de Nicolás Maduro que está a causar indignação na Venezuela

O Presidente e sua comitiva aproveitaram uma escala em Istambul para almoçarem no restaurante de um chef celebridade turco. As imagens, que contrastam com a realidade de um país que sofre com a fome, não caíram bem na Venezuela.

“Isto é uma vez na vida, não é verdade?”, comenta o homem para os restantes convivas que o acompanham à mesa no restaurante da cadeia turca Nusr-Et. O homem observa o chef, uma celebridade conhecida como “Salt Bae”, cortar a carne perante si com os gestos teatrais que o tornaram famoso, e haverá de retirar um charuto de uma caixa com o seu nome inscrito e fumá-lo no final da refeição.

O homem visto a almoçar no restaurante onde se cobram centenas de euros pelas peças de carne laboriosamente cortadas é o Presidente Nicolás Maduro e os vídeos da refeição divulgados online provocaram reacções indignadas na Venezuela, a braços com uma gravíssima crise e uma escassez dramática de bens essenciais. O almoço teve lugar em Istambul, cidade em que Maduro, a primeira- dama, Cilia Flores, e restante comitiva fizeram uma escala de duas horas no regresso de uma visita de Estado à China.

“Enquanto os venezuelanos sofrem e morrem de fome, Nicolás Maduro e Cilia desfrutam de um dos restaurantes mais caros no mundo, tudo com dinheiro roubado ao povo venezuelano”, twittou o líder da Oposição venezuelano, Julio Borges.

A Reuters escreve que, num estudo universitário publicado em Fevereiro, cerca de dois terços dos inquiridos revelaram ter perdido 11 quilos no ano anterior ao inquérito e 87% foram classificados como vivendo em pobreza. Desde o início da crise terão emigrado dois milhões dos 31 milhões de venezuelanos. Esta segunda-feira, Nicolás Maduro abordou o tema, confirmando a refeição no restaurante turco. “Nusret serviu-nos pessoalmente. Conversámos, passámos um bom bocado.

Ele adora a Venezuela, disse-mo por diversas vezes”, comentou. O chef Nusret Gokce, responsável involuntário pela polémica, ao divulgar os vídeos com Maduro nas suas redes sociais, tornouse uma celebridade internacional em 2017, depois de se tornarem virais vídeos em que surgia a salgar carne com movimentos peculiares — daí a alcunha de “Salt Bae”. Actualmente com 15 milhões de seguidores no Instagram, Gokce gere uma cadeia de restaurantes que, além da Turquia, está representada em vários países do Golfo Pérsico e nas cidades americanas de Nova Iorque e Miami.