Economia: Cahora bassa “consome” Eur 500 milhões em 10 anos

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) tem em marcha um plano de investimentos a 10 anos no montante de 500 milhões de euros, Capex Vital, para recuperar e modernizar o sistema electro-produtor do empreendimento, disse o presidente da empresa.

Pedro Couto, em entrevista à edição da Moçambique da revista Exame, disse que o Capex Vital será financiado uma parte através de recursos próprios e a outra parte com recurso ao crédito bancário, tanto nacional como internacional.

O financiamento será facilitado pelo facto de a empresa ter uma história de resultados sólida, uma posição financeira robusta e contratos de venda de energia de longo prazo, que dão estabilidade e confiança aos investidores tanto nacionais como internacionais, disse ainda o presidente.

O programa de investimentos visa proceder a uma renovação de partes da infra-estrutura, melhorando a eficiência da capacidade instalada para assegurar a operacionalidade e sustentabilidade da cadeia de produção, disse. projectos de gás natural – com início de produção previsto para 2022.