Angola e Reino Unido reforçam cooperação parlamentar

Angola e Reino Unido reforçam cooperação parlamentar

Enviada especial da primeira-ministra britânica, a baronesa Lindsay Northover, foi recebida ontem em audiência pelo presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos

O Reino Unido manifestou interesse de efectivar a cooperação com Angola no domínio parlamentar através de visitas regulares de deputados britânicos a Angola e vice-versa, para tratamento de assuntos de interesse comum. A informação foi avançada nesta Quarta-feira, em Luanda, pela enviada especial da primeira-ministra britânica para o comércio e investimento, a baronesa Lindsay Northover, à saída de um encontro com o presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Lindsay Northover, que cumpre uma visita de trabalho de cinco dias a Angola, lembrou que deputados britânicos já tiveram a oportunidade de visitar o parlamento angolano e gostaria que o inverso acontecesse, com o intuito de reforçar a troca de experiências.

Disse ser importante que os deputados de outras nações trabalhem juntos porque há muitas questões a nível mundial como mudanças de clima, migração, entre outros, que precisam ser resolvidas com a união de todos. A enviada especial da primeira- ministra britânica disse, também, ter abordado com o seu interlocutor, a necessidade de implementação de cursos de língua inglesa em Angola, através da organização britânica Internacional House representada no país.

“Sabemos da necessidade de Angola com o aprendizado da língua inglesa para o reforço das relações internacionais”, enfatizou Lindsay Northover, que se manifestou satisfeita quanto ao interesse de Angola em juntar-se à Commonwealth of Nations (Comunidade das Nações) composta por 53 países membros. Todas as nações membros dessa organização, com excepção de Moçambique e do Rwanda, faziam parte do império Britânico do qual se desenvolveram.