Huíla regista aumento na captura de pescado no primeiro semestre

A província da Huíla registrou 26.391 quilogramas de pescado capturados em oito municípios, durante o primeiro semestre do ano em curso, superando os 23 mil e 478 quilogramas do período homólogo de 2017

Trata-se de espécies como a quimaia, bagre, sardinha, vingulo, chimbululu, vimiamia, tuqueia, peixecão, banda, peixe-tigre, tainha, livolo e chipepue. A Angop soube de fonte do departamento de pescas, afecto ao gabinete provincial da agricultura, que o pescado foi capturado nos rios dos municípios da Matala (14.280kg), Jamba (6.062), Cuvango (3.052), Quipungo (1.234), Chicomba (686), Caconda (472), Humpata (353) e Caluquembe (252).

“A província da Huíla está a fomentar a pesca no sector familiar e empresarial, fruto do petencial hídrico existente”, disse. Sobre a aquicultura, neste período apenas 400 quilogramas de cacusso foram capturados no município do Lubango, “Fazenda Calive”, por dificuldades na aquisição de material de pesca, apesar do crescente número de empreendedores interessados e que pedem orientação técnica, desde a escavação dos tanques até à aquisição de alevinos.

A pesca continental na Huíla é feita nos municípios da Matala, Quilengues, Cuvango, Chicomba, Caconda, Caluquembe, Humpata e Jamba, ao passo que a aquicultura se concentra apenas na Humpata, Lubango e Chibia, com menos de dez operadores e mais de 36 tanques. Existem 40 associações afins.

O sector considera a actividade de extrema importância para o processo de diversificação da economia, para o combate à fome e a redução da pobreza, o estabelecimento da segurança alimentar e o aumento da renda familiar, principalmente no meio rural.