Mandato de missão europeia de segurança prorrogado para dois anos no Sahel

Mandato de missão europeia de segurança prorrogado para dois anos no Sahel

A Comissão da União Europeia prolongou, Terça- feira, para dois anos o mandato da missão da União Europeia no Sahel Níger (EUCAP, sigla em inglês) até ao dia 30 de Setembro de 2020, adoptando consequentemente um orçamento de 63 milhões de euros e 400 mil para o período 1 de Outubro de 2018 – 30 de Setembro de 2020, indica um comunicado de imprensa a que a PANA teve acesso.

A EUCAP Sahel Níger oferece conselhos e uma formação para ajudar as autoridades nigerinas a consolidarem as suas capacidades em termos de segurança desde o seu lançamento em 2012, lê-se no documento. Sediada em Niamey, a capital nigerina e dirigida por Frank Van der Mueren, a missão apoia o reforço de capacidades das forças de segurança nigerinas no combate ao terrorismo e ao crime organizado.

Desde 2016, ela assistiu igualmente autoridades centrais e locais do referido país bem como elementos das forças de segurança na elaboração de programas e de técnicas para controlarem e lutarem eficazmente contra a migração clandestina.-