Presidente da república participa na 73ª Assembleia Geral da ONU

Presidente da república participa na 73ª Assembleia Geral da ONU

 O presidente da república, João Lourenço, deixou ontem, sexta-feira, Luanda com destino a Nova Yorque, onde vai participar, de 21 a 26 do corrente mês, na 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas

Segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, chegada à Angop, João Lourenço irá intervir na próxima quartafeira (26), o segundo dia do Debate Geral deste fórum mundial. Durante a sua estadia, o Presidente angolano vai discursar no fórum económico empresarial Estados Unidos/Angola, previsto para segunda-feira (dia 24).

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, em nota enviada à Angop, a 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas começou no dia 18 do corrente mês, mas o debate geral de alto nível, propriamente dito, inicia na terça-feira (dia 25), devendo durar nove dias.

O debate geral será subordinado ao tema “tornar a ONU relevante para todos: liderança global e responsabilidade partilhada para sociedades pacíficas, equitativas e sustentáveis” e terá a participação de Chefes de Estado e de Governo dos 193 países membros da organização.

À semelhança de anos anteriores, nesta edição, a Assembleia Geral abordará questões sobre a implementação de medidas mundiais nas áreas da paz, justiça, sociedade, economia e saúde, em sessões plenárias e reuniões oficiais de alto nível.

O combate às armas, promoção dos direitos humanos, desenvolvimento sócio-económico, coordenação da assistência humanitária no mundo e a prevenção de doenças crónicas, tuberculose, malária e sida estarão igualmente em destaque nesta sessão da Assembleia Geral da ONU.