Presidente da República já em Nova Iorque para Assembleia Geral da ONU

Presidente da República já em  Nova Iorque para Assembleia Geral da ONU

 O Presidente da República, João Lourenço, chegou na tarde   deste sábado (22), a Nova Iorque (EUA), para participar e discursar na 73ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A intervenção do Chefe de Estado angolano na Assembleia Geral da ONU está agendada para a próxima quarta-feira (26), dia em que cumpre o primeiro ano na presidência do país.

Nesta deslocação, João Lourenço faz-se acompanhar da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.
“Há uma grande expectativa, primeiro no nosso país, por parte da nossa população, sobre aquilo que o Presidente João Lourenço vai transmitir aos seus pares”, afirmou à imprensa o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Há também, segundo o chefe da diplomacia angolana, uma grande expectativa internacional, na medida em que a transição política em Angola tem sido seguida com muito interesse no nosso continente e em vários países do mundo.

Esta será a primeira presença de João Lourenço como chefe de Estado angolano, na reunião magna daquele organismo, que se irá debruçar, fundamentalmente, sobre a implementação de medidas mundiais nas áreas da paz, justiça, sociedade, economia e saúde.

O combate às armas, promoção dos direitos humanos, desenvolvimento socioeconómico, coordenação da assistência humanitária no mundo e a prevenção de doenças crónicas, tuberculose, malária e sida estarão igualmente em destaque.

Em Nova Iorque, o Presidente angolano vai discursar também no fórum económico empresarial Estados Unidos – Angola, previsto para segunda-feira (24).

João Lourenço tem agendado encontros, no dia 25, com vários Chefes de Estados, entre os quais o da Croácia, do Quénia e do Conselho de Estado de Cuba.