Duas crianças queimadas em Bolongongo morrem em Luanda

Duas crianças queimadas em Bolongongo morrem em Luanda

Morreram duas das dez crianças de Bolongongo vítimas de fogo florestal. Evacuadas para Luanda, uma morreu no Neves Bendinha e outra na Girassol. Sete continuam internadas, três nos cuidados intensivos

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher Victória da Conceição, e o governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, constataram no Sábado, 22, ograu de evolução da saúde das crianças vítimas de queimaduras provenientes do Município do Bolongongo, Província do Cuanza-Norte, que se encontram internadas no Hospital Neves Bendinha (HNB) e na clínica Girassol (CG).

A delegação foi recebida no local pela directora-geral do Hospital Neves Bendinha, Lídia Dembi, que informou aos visitantes sobre o estado de evolução das crianças aí internadas.

Duas das nove crianças não resistiram aos ferimentos e morreram, sendo uma no Hospital Neves Bendinha e a outra na clínica Girassol. No Sábado, o governador de Luanda orientou a sua equipa a apoiar as famílias das duas crianças falecidas na transladação dos corpos para o referido município, o que aconteceu na manhã deste Domingo, 23.

Actualmente, continuam internadas 7 crianças, das quais, 3 no Banco de Urgência do Hospital Neves Bendinha, outras 3 na unidade de cuidados intensivos da clínica Girassol. A sétima apresenta melhorias significativas, mas continua a ser acompanhada pela equipa médica do HNB.

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, durante a visita, orientou os profissionais do INAC a cadastrarem as famílias das vitimas e outras que se encontram em situação de vulnerabilidade para que possam ter acesso aos apoios necessários, no quadro da Municipalização da Acção Social, projecto piloto lançado em 6 municípios de três províncias do país, nomeadamente Uíge, Moxico e Bié.

Victória da Conceição também visitou uma menor de três anos de idade, vítima de queimaduras, desnutrida e abandonada pelos próprios familiares numa das enfermarias do HNB. Ainda no Hospital Neves Bendinha, a ministra Victória da Conceição e o governador Adriano Mendes de Carvalho mantiveram um encontro com as famílias das crianças vítimas de queimaduras para apurar a veracidade dos factos ocorridos no dia 17 de Setembro no bairro Balamos, a 35 quilómetros da sede do município do Bolongondo, no Cuanza-Norte.

Fogo posto

Dez crianças, com idades compreendidas entre oito e 13 anos, foram vítimas de queimaduras, a 17 de Setembro, de primeiro, segundo e terceiro graus, no bairro Balamos, situado a 35 Quilómetros da sede municipal de Bolongongo, província do Cuanza-Norte.

O incidente, narrou o Jornal de Angola na edição do dia 21, ocorreu quando as crianças procuravam “Jinguenga ” na mata, um produto alimentar muito consumido na localidade. Os petizes foram surpreendidos pelo fogo ateado por um grupo de adultos a mando do soba grande da região, com a finalidade de se preparar a terra para o cultivo, uma situação habitual nesta época do ano.

Como o capim na área estava totalmente seco, o fogo foi se alastrando cada vez mais até que as crianças se viram cercadas pelas chamas. Sem opção de fuga tentaram proteger-se numa vala, mas o fogo foi ao encontro delas. Eva António, de nove anos de idade, uma das vítimas, teve queimaduras ligeiras: Disse ao Jornal de Angola que não se apercebeu quando a mata começou a arder. “Ficamos encurralados, sem podermos fugir.

Corremos em direcção a uma vala onde também existia capim seco e o fogo chegou até lá”, disse. O director clínico do Hospital Provincial do Cuanza-Norte, Inácio Francisco, informou que oito vítimas apresentavam queimaduras graves do segundo e terceiro graus e careciam de cuidados específicos, foram transferidas de helicóptero das Forças Armadas para o hospital Neves Bendinha, em Luanda.

Acrescentou que todos os envolvidos deram entrada no banco de urgência do Hospital Central de Ndalatando, com queimaduras até ao terceiro grau e foram socorridos pelos especialistas do corpo de primeiros socorros em serviço. O governador provincial do Cuanza-Norte, José Maria, que visitou as crianças no hospital, disse que o Governo está disponível para apoiar os familiares das vítimas.