Fórum Regional do Turismo arranca hoje na província do Namibe

Angola saúda o Dia Mundial do Turismo, na província do Namibe, com a realização do Fórum Regional do Turismo, que acontece de 24 a 28 de Setembro, em alusão à efeméride que acontece a 27 deste mês

Texto de: Brenda Sambo

Uma delegação do Ministério do Turismo, chefiada pela sua ministra, Ângela Bragança, encontra-se na província do Namibe para acolher o Fórum Regional do Turismo, que acontece sob o lema “Turismo e a transformação digital”. A propósito do evento, a ministra Ângela Bragança disse que o lema foi instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT) com o objectivo de destacar a interacção das tecnologias de informação na era digital e sua influência na cadeia turística. Segundo a titular da pasta, “Pretende- se com isso aumentar a informação sobre a contribuição do turismo, de modo a este ficar alinhado com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”, disse.

Sublinhou ainda que as oportunidades dos avanços tecnológicos, que se assistem nos últimos tempos, contribuem, de igual modo, para o desenvolvimento do turismo e aproxima cada vez mais os turistas. Facto que, segundo Ângela Bragança, que falava recentemente em conferência de imprensa sobre o “O programa das comemorações do dia Mundial do Turismo”, constitui um alerta para o país, sobretudo no caminho a seguir e nos investimentos que devem ser feitos nas áreas das tecnologias. O calendário inscreve diversas actividades e abordagem de vários temas, como a importância das Tics no turismo, a biodiversidade e a protecção, preservação e conservação dos parques nacionais e áreas de conservação, reflexão sobre o mosaico etnográfico das províncias do Sudoeste do país, assim como a legislação sobre vistos de turismo nas fronteiras, processo de isenção e facilitação realidade e constrangimentos, entre outros temas.

Ainda no decorrer das actividades, será assinado um memorando de entendimento regional sobre o turismo, entre os governadores das províncias da Huíla, Namibe, Cuando-Cubango e Cunene. Por outra, avançou a ministra, serão também homenageadas algumas figuras que se destacaram no turismo ao longo de décadas. Referiu ainda que, nesta comemoração, referente ao Dia Mundial do Turismo, a assinalar a 27 de Setembro, o ministério pretende juntar sinergias com os demais intervenientes, no sentido de trabalharem em conjunto para o desenvolvimento do sector. “Pretendemos também mobilizar os demais departamentos ministeriais, as instituições académicas, as associações e operadores turísticos, no sentido de trabalharmos em conjunto em prol do turismo”, acrescentou de seguida, que “o objectivo é criar uma plataforma dinâmica de intervenções que impulsionem o turismo em Angola”.

A mensagem da Organização Mundial do Turismo refere que vivemos num mundo cada vez mais conectado e, independentemente de os avanços digitais estarem a transformar o nosso comportamento, mudando a maneira de informar, faz lembrar que “Não precisamos apenas de novas ferramentas, mas também de novas capacidades e formas de pensar”. Sobre a data O Dia Mundial do Turismo Celebra – se a dia 27 de Setembro, data em que foi instituída em 1974 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Organização Mundial do Turismo(OMT) inicialmente como um órgão inter-governamental, e só em 2003 viria a ser transformada numa agência especializada das NaçõesUnidas.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) funciona também como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático, promovendo um turismo responsável, durável e acessível a todos, prestando atenção particularmente aos interesses dos países em desenvolvimento. A organização encoraja também a aplicação do Código Mundial de Ética do Turismo para assegurar- se de que os países membros, os destinos turísticos e as empresas do sector maximizem os efeitos económicos, sociais e culturais positivos desta actividade, recolhendo os frutos e reduzindo ao máximo as repercussões negativas sobre a sociedade, e sobre o ambiente.