Prémio Literário “Quem Me Dera Ser Onda ” é hoje outorgado na UEA

Prémio Literário “Quem Me Dera Ser Onda ” é hoje outorgado na UEA

A cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores desta edição, terá início às 10 horas, no Jango da (UEA) e será presidida pelo anfitrião Carmo Neto, secretário-geral da referida instituição

Texto de: Augusto Nunes

O Jango da União dos Escritores Angolanos em Luanda foi este ano escolhido para a cerimónia de outorga do Prémio Nacional de Literatura Infantil “Quem Me Dera Ser Onda” aos três alunos vencedores do concurso, cujos nomes não foram ainda divulgados. A actividade promovida pela (UEA) em parceria com o Ministério da Educação e a Fundação SOL, será antecedida por uma palestra com a prelecção da investigadora e professora de literatura brasileira, Diana Nascimento.

A académica, que chegou ao país Sexta-feira, a convite da União dos Escritores Angolanos (UEA), transmitirá aos presentes a sua experiência na organização de concursos literários direccionados às crianças e aos jovens.

O acto contará igualmente com as presenças do escritor Manuel Rui Monteiro, patrono do prémio, do Presidente Conselho de Administração do Banco Sol, Coutinho Miguel, Presidente da Fundação Sol, Tânia Garcia, dos estudantes, escritores, professores do e do público.

O concurso de âmbito nacional promovido pela União dos Escritores Angolanos (UEA) em parceria com o Ministério da Educação, conta com o patrocínio da Fundação SOL.

É destinado aos estudantes dos 13 aos 17 anos, visando promover a leitura, a escrita criativa das crianças e dos jovens e proficiência em língua portuguesa, incitando desta forma as instituições de ensino geral a melhorar a qualidade da aula do português como veículo de comunicação, de exercício de cidadania, bem como do enriquecimento do património imaterial angolano.

Anterior edição

A última edição do concurso foi realizada em 2017 na cidade de Ndalatando, província do Cuanza- Norte, e foi vencedor o estudante Afonso Luzingo,de 18 anos, natural da província do Zaire, com a obra “Joaquim O Menino da Aldeia”.

A última edição do concurso foi realizada em 2017 na cidade de Ndalatando, província do Cuanza-Norte, e foi vencedor o estudante Afonso Luzingo,de 18 anos A segunda posição coube ao texto “A vida de Victor”, de Santiago José António Cacala, de 17 anos, natural do Cuanza-Sul, enquanto na terceira ao texto “Nódoas da vida”, de Gildo Capingana João, de 17 anos, também da província do Cuanza-Sul. O primeiro classificado recebeu como prémio 973.950 Kwanzas, o segundo 584.370 e o terceiro 389.880.