Cabinda tornou-se ponto de entrada para milhares de turistas no país

Cabinda tornou-se ponto de entrada para milhares de turistas no país

Turistas provenientes de vários pontos do mundo, principalmente, da República Democráticas do Congo e Congo Brazzaville, Gabão e também da Cote d’Ivor, entre outros, têm como ponto de entrada a província de Cabinda. Em 2017 a província recebeu um total de 1000 turistas.

A informação foi avançada ao OPAÍS pelo secretário do Comércio e Turismo de Cabinda, João Macaia Tati. Segundo o responsável, que falava a propósito do Dia Mundial do Turismo, assinalado ontem, muitos dos turistas entram pela província e depois acabam por deslocar- se a outras províncias do país. Referiu que, apesar de algum constrangimento que afectava a vinda de muitos turistas, de há algum tempo para cá, a província registou progresso na entrada de visitantes. Só no ano económico de 2017, por exemplo, a província de Cabinda recebeu mais de 1000 turistas de diferentes tipos, desde negócios, lazer e também o turismo religioso.

“Cabinda tornou-se num ponto de confluência para a entrada de muitos estrangeiros”, afirmou João Tati avançou que até ao momento, a província conta com um total de 10 unidades hoteleiras e que estas respondem à procura. Mas, referiu também que, a maior parte desses empreendimentos estão concentrados no município sede da província. João Macaia Tati considerou que, a província possui locais invejáveis para a prática do turismo, por isso, apela à classe empresarial no intuito de investir nos demais municípios da província, principalmente nas zonas onde já foram identificados alguns pontos turísticos. O responsável revelou que até 2022 a província vai contar com um leque de 16 empreendimentos hoteleiros de diferentes categorias em funcionamento.

A província oferece grandes locais históricos, rios e outros recursos que podem merecer a atenção dos turistas, como grandes lagoas. Cabinda, lembrou, está incluída na lista das Sete Maravilhas de Angola. João Macaia Tati apontou activos como Resort Maiombe, localizado em plena floresta no Miconje, a cerca de 250 quilómetros a Norte de Cabinda. Realçou que, neste momento, a província está preparada para contribuir para o desenvolvimento do sector no país. A jornada do Dia Mundial do Turismo decorreu na província do Namibe, sob o lema “Turismo e a Transformação Digital”.