Hotel Convenções de Talatona acolhe exposição Fineza Teta

Hotel Convenções de Talatona acolhe exposição Fineza Teta

A mostra com entrada gratuita, intitulase “Colecção gerações”, tem curadoria de Seven Arts e ficará patente ao público até 31 de Outubro.

É inaugurada na próxima Segunda- feira, 1, às 18 horas e 30 minutos, no Hotel Convenções de Talatona (HCTA), a exposição individual da artista Fineza Teta, uma iniciativa da Agência de Comunicação Seven 360º. A colecção reúne 10 telas de acrílico e óleo sobre tela e duas instalações, tem como curador Seven Arts e é a primeira da artista a ser exibida naquela unidade hoteleira da capital do país. Trata-se de retratos com cores fortes, traços singulares de identidade africana que expressam a marca ímpar da artista.

Seven Arts, o curador da exposição realça que a “Colecção Gerações” destaca um traço paralelo entre os artistas que expressam diferentes contextos espaciais e temporais de Angola de acordo com a sua geração, havendo para o efeito algo em comum: a expressão artística na sua forma mais autêntica e fiel às origens. A exposição conta com trabalhos exclusivos que revelam diferentes impressões e cenários artísticos. A intenção, segundo o curador é incentivar, coleccionar e documentar a Arte Contemporânea em Angola e criar um intercâmbio entre a arte angolana e a universal.

A artista

Fineza Teta, Fisty, detentora de diversos prémios no âmbito nacional e internacional, destacou-se ao receber o Grande Prémio de Pintura Ensa-Arte 2014, sendo a primeira mulher a ser premiada nos mais de 20 anos de existência do concurso. Além disso, coube-lhe menção honrosa em diferentes exposições: Fundação Irida, em 2004, na Rússia, pela exposição “Primavera” e Ensa-Arte, em 1998, pela obra intitulada “O Casamento”. Fineza participou em diversas exposições de prestígio como a Expo Saragoça 2007, Expo Shanghai 2010, Expo Coreia 2012, Expo Milão 2015, entre outras.