Morreu Ambrósio Lukoki

Morreu Ambrósio Lukoki

O histórico dirigente do MPLA, Ambrósio Lukoki faleceu  esta segunda-feira(1 de Outubro), por doença, numa das unidades hospitalares em Luanda, soube o Opaís de fonte familiar.

Ambrósio Lukoki (Nzakimuena) foi   membro do Bureau Político do MPLA,  antes do falecimento de Agostinho Neto  em 1979. Apontado como um dos potenciais sucessores Neto,  Lukoki acabaria nomeado secretário para a esfera ideológica do BP do MPLA, cargo de que veio a ser afastado nos anos 80.

Como motivo do seu afastamento, Lukoki tinha sido acusado de ser o mentor de uma peça teatral e de um quadro que satirizavam a vida pessoal do líder do partido , José Eduardo dos Santos. Afastado do BP, Ambrósio Lukoki passou largos anos na província da Huíla onde deu aulas na Universidade local.

Nos últimos anos da sua vida, Ambrósio Lukoki desempenhou as funções de embaixador na França e depois na República da Tanzânia onde representou também o país  nos Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat) e para o Ambiente (UNEP

Conhecido pela forma frontal como criticava a liderança de José Eduardo dos Santos, Ambrósio Lukoki foi o primeiro dirigente do MPLA a pedir ao líder partidário  para se demitir do cargo antes das eleições de 2017 , depois de anos antes o ter criticado em plena reunião do Comité Central.