Trump diz que Kavanaugh foi sincero sobre ‘dificuldades’ com álcool

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta Segunda-feira o seu nomeado para ocupar um posto no Tribunal Supremo, Brett Kavanaugh, e disse que ele foi sincero ao falar sobre as suas “dificuldades” com o álcool durante a sua juventude.

O FBI abriu uma investigação a pedido do Senado depois de três mulheres acusarem o magistrado conservador de 53 anos de tê-las agredido sexualmente quando ele estava bêbado na década de 1980. Perguntado na Quinta-feira perante a Comissão de Justiça do Senado, Kavanaugh reconheceu que gostava de cerveja, mas ignorou questões específicas, como a de um senador democrata que lhe perguntou se ele tinha algum problema com o álcool. Um ex-companheiro de turma de Kavanaugh revelou que ele era um grande bebedor.

“Posso dizer sem dúvida que ao negar a possibilidade de alguma vez ter chegado a perder a consciência por beber e ao minimizar o grau e a frequência com que bebia Brett não declarou a verdade”, revelou Chad Ludington a jornalistas. Antes, o Presidente Trump, que disse que apoiava “completamente” o seu candidato, também assegurou numa conferência de imprensa na Casa Branca que Kavanaugh tinha sido muito “aberto” sobre o seu passado. “Fiquei surpreso com a sua maneira de dizer francamente que ele adora cerveja”, disse Trump, que questionou as diferenças entre a versão do magistrado e os depoimentos de ex-colegas da universidade. “Ele foi muito forte ao admitir que bebia muito”, disse o Presidente, que reiterou o seu desejo de uma investigação “rápida” pelo FBI sobre as acusações sobre o juiz.

Trump solicitou uma investigação adicional pela Polícia federal após a audiência do juiz e a sua primeira acusadora, Christine Blasey Ford, após a petição da Oposição e de alguns senadores republicanos. “A Casa Branca está a fazer o que os senadores querem, eu estou aberto a todas as suas demandas”, disse Trump, acrescentando que não quer que essa investigação se torne uma “caça às bruxas” contra o juiz, que segundo ele já foi “Terrivelmente mal tratado”. Ainda nesta Segunda-feira, o FBI começou a ouvir Mark Judge, ex-melhor amigo de Kavanaugh e figura-chave na acusação de Blasey Ford, pois teria presenciado a suposta agressão, segundo a imprensa americana.