Detido homem que matou 9 mulheres em Luanda

Detido homem que matou 9 mulheres em Luanda

O cidadão, cuja detenção foi confirmada ontem, na apresentação do balanço do Comando Provincial da Polícia Nacional, durante a fase Pré-Operacional da “Operação Resgate”, está a ser acusado de ter violado sexualmente e, posteriormente, matado nove mulheres, no bairro Catinton, distrito urbano da Maianga, município de Luanda.

Os órgãos da Delegação Provincial do Ministério do Interior, em Luanda, realizaram de 26 a 28 de Setembro a fase pré-operacional da “Operação Resgate”, que resultou na detenção de 170 cidadãos suspeitos, dos quais um jovem que está a ser visto como o “serial killer” do bairro Catinton. O jovem detido tem apenas 23 anos de idade e, segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior (MININT), intendente Mateus Rodrigues, durante o interrogatório feito ao suposto homicida o mesmo confirmou ter praticado os crimes em conluio com dois amigos que se encontram foragidos. Em declarações à imprensa, ontem, no balanço pré-operacional da “Operação Resgate, Mateus Rodrigues explicou que as vítimas eram escolhidas aleatoriamente.

Os jovens não tinham um padrão seleccionado. “Das informações obtidas do suposto homicida, sabe-se que eles agrediam as vítimas conforme fossem aparecendo. Violavam-nas e asfixiavam- nas até à morte”, contou. Segundo Mateus Rodrigues, apesar de o jovem ter sido detido no fim de Setembro, as mortes dessas nove mulheres ocorreram durante o ano em curso. Informações a que OPAÍS teve acesso dão conta de que o aumento de violência e assassinatos contra as mulheres preocupa os moradores do bairro. Entretanto, este é um assunto que vamos continuar a acompanhar. A Polícia Nacional garante que as investigações estão a ser feitas e tudo fará para que os outros dois integrantes do grupo sejam encontrados, pelo que pede a colaboração da população na denúncia dos criminosos.

Mais de 150 cidadãos detidos em Luanda por diversos crimes

Durante o período pré-operacional da “Operação Resgate” foram detidos 170 cidadãos suspeitos de vários crimes, dos quais 76 no âmbito do patrulhamento, 11 no âmbito do trânsito rodoviário, 30 por infracções migratórias e 53 nas buscas de suspeitos de crimes. Na busca dos 53 detidos por suspeitas de crimes consta o caso de uma mulher que matou a amiga por razões passionais, bem como de um indivíduo que roubou três motorizadas que depois de as desmontar tentou transportar até à província de Benguela, tendo sido interceptado na Barra do Cuanza. Foram apreendidas 29 armas de fogo, das quais 26 estavam em posse de meliantes, duas em posse de agentes da Polícia Nacional e uma em posse de efectivos de uma empresa privada de segurança.

Também foram apreendidas 102 viaturas de marcas e modelos diversos, 81 motociclos, mil e 116 porções de liamba, sete televisores tipo plasma, 11 computadores de mesa, 180 litros de combustíveis (gasóleo e gasolina) e ainda sete mil Kwanzas, bem como vários artigos, utensílios e artefactos utilizados para o cometimento de crimes. Durante a operação foram tomadas medidas de elevação e intensificação do patrulhamento de visibilidade nos locais de acumulação de pessoas, nos arredores de locais de culto, zonas balneares, arredores dos bancos, pedonais, administrações, mercados, escolas, universidades, hospitais, administrações, mercados, escolas, universidades, hospitais, multicaixas, entre outros. Mateus Rodrigues disse que as acções de policiamento intensivo e ostensivo, redução da sinistralidade rodoviária, investigação criminal bem como de combate à imigração ilegal prosseguirão. Aproveitou a ocasião para apelar à colaboração de todos os citadinos no sentido de adoptarem medidas de auto-protecção (que reduzam as oportunidades aos marginais), denúncia dos crimes e dos criminosos e não auxiliarem estrangeiros ilegais.